A Internacionalização da Língua Portuguesa: Concepções e Ações

O reposicionamento dos países da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) no mundo tem levado a uma valorização rápida da língua portuguesa e a novas demandas pela sua internacionalização. Trata-se do momento ideal para se fazer uma reflexão mais elaborada sobre as políticas públicas voltadas para a divulgação do português.  O Colóquio Internacional pretende articular pesquisadores, agentes públicos e entidades dedicadas à questão da internacionalização do português e é promovido pela ANPOLL e pelo Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP).

A ANPOLL pretende colocar em discussão, através de seminários como este, os temas relevantes para a área de Letras e Linguística, trazendo para o debate público as pesquisas desenvolvidas pelos seus Grupos de Trabalho e pelos programas de pós-graduação filiados à ANPOLL.

Discutir as concepções que hoje orientam as políticas de internacionalização da língua portuguesa, bem como as ações concretas em andamento para o avanço do português no cenário internacional das línguas é o objetivo deste Colóquio Internacional.

O evento pretende, também, chamar a atenção da comunidade acadêmica brasileira para a realização da I Conferência Internacional sobre o Futuro do Português no Sistema Mundial, organizada pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e que ocorrerá em Lisboa em setembro de 2013, ampliando o debate em curso.

Data: 6 a 8 de março de 2013
Local do Evento: Universidade Federal de Santa Catarina

Prazo para envio de propostas de mesas-redondas e comunicações individuais: 20 de dezembro de 2012.

TEMAS
a. Política Linguística
b. A língua na internet e no mundo digital
c. A língua nas organizações internacionais
d. A língua nas diásporas e nas emigrações internacionais
e. Línguas da ciência e produção científica e acadêmica em língua portuguesa
f. A língua e o mundo editorial
g. Ensino de PLE, proficiência e certificação
h. Formação Universitária, educação linguística e intercâmbio internacional

Maiores informações no site da ANPOLL.

0 comentários: