CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO - Parte 88


Revista eletrônica dedicada aos temas da Linguística Teórica e Aplicada, com publicação semestral.

NÚMERO 14
Tema: Linguagem Escrita e Linguagem Falada
Objetivos: Explorar uma análise inovativa das características que tornam diferentes a modalidade natural da linguagem (a oralidade) e a mais antiga modalidade tecnológica da linguagem (a escrita); Explorar as metodologias mais apropriadas para a análise da modalidade oral, tradicionalmente analisada transferindo-a (através das transcrições) na modalidade escrita, o que, fatalmente, faz com que se percam as principais especificades que organizam a estrutura da fala (em primeiro lugar a prosódia); Apresentar pesquisas específicas que colocam comparativamente as duas modalidades ou que focalizam em um problema específico de uma delas; Explorar as consequências pragmáticas e linguísticas de outras modalidades tecnológicas (como telefone, cinema, televisão, chat, email, skype, blogs, etc.) que não podem simplesmente e genericamente ser consideradas "uma mixtura de fala e escrita" mas devem ser analisadas juxta propria principia, ou seja identificando através da observação empírica as categorias apropriadas para analisá-las.

Prazo para submissão de trabalhos: 31 de agosto de 2013.

Conheça as normas de publicação.
Maiores informações no site da Revista.


NÚMERO 14
Tema: “Nus e ferozes”: o Brasil sob a ótica de viajantes, navegadores e intelectuais estrangeiros
Ementa: O tema propõe uma ampla abordagem da história, da cultura e da literatura produzidas no Brasil ou em terras estrangeiras, sob a ótica de viajantes e navegadores europeus que aqui estiveram, desde o século XVI até os estudos recentes da Antropologia. Temas que podem ser tratados: O olhar do Renascimento. As diferenças culturais no olhar de estrangeiros. Os séc. XVI, XVII e XVIII dos navegadores portugueses, holandeses, franceses e alemães. Os românticos e naturalistas do séc. XIX. O olhar da Antropologia desde o séc. XIX. A literatura de viagens. Os olhares sociológicos e antropológicos do estrangeiro sobre o Brasil na atualidade.  

A Revista também aceita contribuições que não façam parte dos temas propostos pelo dossiê, mas que atendam às áreas de atuação do periódico.

Prazo para submissão: 30 de junho de 2013

Conheça as normas de publicação.
Maiores informações no site da Revista.

0 comentários: