I Congresso Brasileiro de Alfabetização (CONBAlf) & II SIHELE – Seminário Internacional sobre História do Ensino de Leitura e Escrita (SIHELE)
A criação da ABAlf - Associação Brasileira de Alfabetização
resultou de iniciativas e discussões realizadas por professores e pesquisadores
brasileiros a partir de outubro de 2009, quando a proposta foi apresentada em
Sessão Especial durante a 32ª. Reunião Anual da ANPEd - Associação Nacional de
Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. [...]
A ABAlf foi criada em Assembleia realizada
em 18/07/2012, nas dependências da Faculdade de Educação da Universidade
Estadual de Campinas, durante o 18º. COLE – Congresso de Leitura, promovido
pela ALB – Associação de Leitura do Brasil. Os objetivos da ABAlf são:
congregar profissionais que desenvolvem atividades de pesquisa, docência e
gestão relativas à Alfabetização;constituir-se como referência para discussões
e proposições sobre alfabetização e processos afins; reforçar a dimensão
política da alfabetização, exercendo posicionamentos críticos e políticos
articulados, contundentes e representativos; realizar e incentivar estudos
sobre alfabetização em suas diferentes facetas e perspectivas teóricas;
fomentar atitude crítica e pluralismo teórico na abordagem do tema; promover
intercâmbio com entidades congêneres nacionais e internacionais; propiciar
articulação entre produção de conhecimento e demandas educacionais e políticas,
sem prejuízo da autonomia política e científica da ABAlf; realizar e
estimular diferentes formas de divulgação da produção científica e ações
pedagógicas relativas à alfabetização; organizar e promover eventos sobre o
tema. [...]
Considerando a ausência, no país, de eventos dessa
natureza e tendo como um de seus objetivos a constituição de um espaço
específico para discussão da alfabetização, a ABAlf promove o I CONBAlf
- Congresso Brasileiro de Alfabetização, de natureza
científica, com periodicidade bianual, que visa a preencher essa lacuna e se
constituir como espaço inaugural de debates sobre o tema. O I CONBAlf
representará um marco histórico para o campo da alfabetização e pretende se
consolidar como um evento que propicie a divulgação de pesquisas e ações,
incentive a proposição de novas temáticas de pesquisa e de novas possibilidades
de ação e promova a participação dos diferentes atores envolvidos com a
alfabetização.
Considerando, ainda, que sua criação se concretizou
formalmente na Plenária Final do I SIHELE, a ABAlf promove também o II SIHELE
– Seminário Internacional sobre História do Ensino de Leitura e Escrita,
visando a dar continuidade às discussões sobre os aspectos históricos do tema,
que, na primeira edição do evento, propiciaram mapear e compreender os
problemas da alfabetização no Brasil, na tensão entre passado, presente e
futuro. Nessas discussões, destacaram-se as necessidades do contexto atual, as
quais motivaram a criação da ABAlf e motivam a compreensão histórica dessa
iniciativa pioneira assim como proposição de ações visando a avanços no
processo de consolidação da entidade. [...]
O I CONBAlf
e o II SIHELE serão realizados, respectivamente, nos períodos de 08 a 10 de
julho de 2013 e de 11 e 12 de julho de 2013, ambos nas dependências da
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Essa
instituição foi escolhida como sede dos eventos, como homenagem à Presidente de
Honra da ABAlf, Magda Becker Soares, Professora Emérita dessa instituição e
fundadora do CEALE - Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita,
consolidado há mais de 20 anos, e onde também atuam membros da
Associação.
Visando a contribuir para a avaliação das intensas e extensas discussões
sobre alfabetização, no âmbito de pesquisas acadêmicas, práticas educacionais e
políticas públicas, assim como para proposição de novas discussões e ações,
foram definidos, os seguintes temas gerais, para cada evento, respectivamente: I CONBAlf
- “Os sentidos da alfabetização no Brasil: o que sabemos, o que fazemos e o que
queremos?”; e II SIHELE – “Métodos e na história
do ensino de leitura e escrita no Brasil”.
O I CONBAlf está organizado de forma a propiciar o debate
sobre os múltiplos pontos de vista, espaços e formas de atuação dos diferentes
atores envolvidos na alfabetização brasileira, por meio da discussão dos
saberes/fazeres de pesquisadores, professores e gestores públicos. Em torno de
seis eixos temáticos, organizam-se as seguintes atividades: conferências e
mesas-redondas, com participação de convidados oficiais especialistas em
alfabetização, buscando garantir o debate entre representantes dos principais
pontos de vista que fundamentam pesquisas acadêmico-científicas, práticas
educacionais e políticas públicas; comunicações de pesquisa e relatos de experiências;
reunião da ABAlf com representantes de associações nacionais e internacionais e
redes de alfabetização internacionais; plenária final, em que serão
apresentadas sínteses das discussões realizadas nas diferentes atividades,
serão discutidas propostas e moções a serem encaminhadas pela ABAlf e será
encaminhada organização de: livro sobre o tema do evento, contendo artigos
resultantes das conferências e palestras apresentadas; e de Anais, contendo
textos das comunicações de pesquisa e relatos de experiências. [...]
O II SIHELE está organizado de forma a propiciar o debate
sobre o conhecimento acumulado, nas últimas décadas, sobre a história da
alfabetização no Brasil, do ponto de vista dos métodos e material didático utilizados
para o ensino inicial da leitura e da escrita de crianças, jovens e adultos.
Considerando os diferentes espaços e formas de produção e circulação de métodos
de alfabetização e material didático e os diferentes atores (pesquisadores,
professores e gestores públicos) envolvidos nesses processos históricos,
objetiva-se problematizar permanências e rupturas entre o passado e o presente,
para avaliação e proposição de temas e problemas, visando a contribuir para
avanços na pesquisa acadêmico-científica e na discussão sobre políticas públicas
e práticas educacionais. [...]
EIXOS TEMÁTICOS do I CONBAlf
1 - Alfabetização na Educação Infantil.
2 - Alfabetização no Ensino Fundamental.
3 - Alfabetização de Jovens e Adultos.
4 - Alfabetização, diversidade e inclusão.
5 - Alfabetização e formação de professores.
6 - Alfabetização e pesquisa acadêmico-científica.
EIXOS TEMÁTICOS do II SIHELE
1 - Temas, objetos, fontes documentais, vertentes
historiográficas e métodos de investigação nas pesquisas históricas sobre
métodos e material didático para o ensino inicial de leitura e escrita.
2 - Produção e circulação de material didático para o ensino
inicial de leitura e escrita.
3 - Métodos e material didático para o ensino de leitura e
escrita, ações do Estado e movimento editorial.
4 - Métodos e material didático nas práticas pedagógicas no
ensino inicial de leitura e escrita.
5 - Métodos e material didático na formação de professores
alfabetizadores.
6 - Métodos e material didático para o ensino inicial de
leitura e escrita, patrimônio e acervo escolar.
As propostas de apresentação de trabalho deverão
ser enviadas para avaliação, em forma de texto completo até o dia 03 de
junho de 2013.
Maiores
informações no site dos eventos.
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