II COLÓQUIO NACIONAL A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

O II COLÓQUIO NACIONAL A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL é um evento organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e se propõe a consolidar-se como espaço para produção e difusão do conhecimento acerca da Educação Profissional e de suas interrelações com a educação básica em nosso país. O evento dá continuidade ao I Colóquio que foi realizado em 2011 como parte do processo de elaboração do projeto de criação do PPGEP.

Assim, o II Colóquio ocorre em um novo contexto. O PPGEP, antes um projeto em construção, agora é realidade. Dessa forma, objetiva-se intensificar o diálogo com o mundo acadêmico no campo da educação profissional, especialmente, com os programas de pós-graduação em educação e áreas afins.

Nesse sentido, o escopo do evento foi ampliado e contará com conferência de abertura e de encerramento, com mesas temáticas e, também, com sessões de apresentações de comunicações orais, espaço destinado, principalmente, à produção acadêmica de mestrandos, doutorandos e de seus orientadores dos diversos programas de pós-graduação em educação e de áreas afins que tenham produção no campo da educação profissional e de suas interrelações com a educação básica.

O II Colóquio marcará também o início das atividades acadêmicas do PPGEP. Assim, sua última atividade será a aula inaugural do Programa.

O evento aborda a produção do conhecimento no campo trabalho e educação em geral, educação profissional e educação de jovens e adultos no contexto da sociedade contemporânea.

Nessa perspectiva, as conferências e mesas temáticas tratarão dos seguintes temas:
- A dimensão teórico-metodológica na produção do conhecimento em educação profissional: implicações de conteúdo, método e forma;
- Projetos societários em disputa no Brasil contemporâneo: a universalização da educação básica e a educação profissional;
- Formação de professores: integração entre a educação básica e a educação profissional;
- Proeja: da compensação à formação humana integral;
- Ensino médio integrado: da concepção às práticas integradoras;
- Desafios e dilemas teórico-metodológicos da pesquisa em educação;
- Política educacional e formação docente: contextos e perspectivas da educação brasileira;
- A Pós-Graduação no Brasil hoje.

Já as sessões de comunicações orais ocorrerão em torno dos seguintes eixos temáticos:
- Eixo Temático I - Políticas em educação profissional;
- Eixo Temático II - Práticas integradoras em educação profissional;
- Eixo Temático III - Formação de professores para a educação profissional.

DATAS IMPORTANTES
Inscrições com submissão de trabalhos: até 31 de maio de 2013.
Inscrições sem submissão de trabalhos: até 06 de agosto de 2013.
Divulgação dos trabalhos aceitos: 15 de junho de 2013.

Maiores informações no site do evento.

0 comentários: