CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO - Parte 92

NÚMERO 26
DOSSIÊ: O ensino de língua(s) hoje:  abordagens e desafios
EDITORES/Organizadores: Victoria Wilson e Vera Silva
EMENTA: O universo de estudos linguísticos com ênfase no ensino tem se ampliado bastante nas últimas décadas com contribuições importantes de áreas da Educação e da Linguística, em especial a Linguística Aplicada.  Os desafios de ensinar língua materna e estrangeira em sala de aula são inúmeros, sobretudo na contemporaneidade, marcada e atravessada por múltiplas mídias e informações imediatas (ou imediatistas) e simultâneas. Como assegurar aos nossos alunos da Educação Básica e do Ensino Médio uma educação de qualidade comprometida com a ética, a reflexão crítica, o aprofundamento e a ampliação do conhecimento quando se trata de letramento escolar? Pensamos nos usos escolares da língua em sala de aula, em sua articulação com a escrita e a oralidade, tendo em vista os gêneros discursivos e as diferentes abordagens e metodologias como alternativas para um ensino produtivo de língua(s).
Buscamos propostas de atividade de leitura e escrita (letramento) na construção da aprendizagem em que se problematizem as novas ferramentas tecnológicas, sobretudo quando pensamos em aulas de língua estrangeira (restritas, nesse número da revista ao inglês, espanhol e francês), que devem estar articuladas às relações entre norma e uso e os desafios de se trabalhar a gramática com o viés produtivo e discursivo da língua/linguagem. Visamos, nesse número da revista, à complexidade de tais tensões e aproximações.
Prazo final de envio artigos: 19 de outubro de 2013.

Conheça as normas de publicação.
Maiores informações no site da Revista.


Revista de Linguística do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal do Ceará.

5ª EDIÇÃO
Temática: livre.
Prazo para submissão de trabalhos: até 16 de junho de 2013.

Conheça as normas de publicação.

Maiores informação no site do evento.

0 comentários: