XVII ENCONTRO BAIANO DOS ESTUDANTES DE LETRAS
O XVII
ENCONTRO BAIANO DOS ESTUDANTES DE LETRAS dá continuidade a uma série de
outros eventos do mesmo gênero que, há dezessete anos, integra discentes e
docentes do curso de Letras de todas as Instituições de Ensino Superior
(doravante IES) baianas. Trata-se de um evento organizado por docentes e
discentes de uma IES baiana com o objetivo de fomentar produção intelectual
científica e discussões político-acadêmicas.
Maiores informações no site
do evento.
No Brasil,
várias regiões e estados realizam seus encontros e promovem discussões que
refletem os objetivos dos cursos de Letras no Brasil, para além de uma
postura metodológica tradicional, enfocando atitudes e
posturas político-acadêmicas críticas. De tais posturas é possível
destacar: formação de professores, política de línguas, análise do
discurso literário, crítica literária, objetivos do ensino/aprendizagem,
entre outros.
Assim, não
se trata de um evento meramente político ou acadêmico, mas a integração de
duas categorias que não costumam se misturar na universidade. A primeira
abordagem, a política, é advinda do movimento estudantil e é relegada a
segundo plano no ambiente acadêmico, cumprindo uma tarefa secundária,
mesmo tocando diretamente a realidade sócio-histórica de cada indivíduo
na universidade; a segunda abordagem, a acadêmica, ocupa primeiro lugar na
Academia, mas não dá conta da tarefa de se estender à sociedade e
procurar entender, ao lado da prática e da materialidade histórica, o
funcionamento da linguagem e a práxis discursiva e histórica que a rodeia.
A estrutura dos encontros, entretanto, materializa-se pela realização de
atividades e temáticas relevantes para o pensar da realidade do ensino
superior nas IES baianas e, a stricto sensu, brasileiras, permitindo a
discussão de temas que vão desde os mais teóricos até os mais práticos,
tendo as sessões comunicação para apresentação de resultados de pesquisas
e aquelas em andamento e os Grupos de Discussão (GDs) loci
de reflexão da realidade política da universidade baiana.
Uma outra
perspectiva adotada pelos encontros de Letras, não superior às demais, é a
tentativa de enfocar a realidade regional, excluindo-se a regionalização
limitante. Trata-se, baseando-se em Moita Lopes (2006) de um enfoque em
que geral e local dialogam entre si, sem hierarquia limitante, mas com a
possibilidade do geral permitir pensar o local e a interface
local permitir pensar o geral, ambos construindo-se e
reconstruindo-se mutuamente.
Deste modo,
o XVII ENCONTRO BAIANO DOS ESTUDANTES DE LETRAS, com a temática “O Jorge e
os jorges: das Terras do Sem-fim ao Território da Linguagem”, tem o
objetivo de repensar a temática amadiana por um viés que não a limite na
perspectiva regionalista ou universal, mas que possibilite uma crítica
pós-colonial e multicultural, ou ainda intercultural da dinâmicas motoras
e norteadoras da produção literária e linguística, do fazer acadêmico, das
relações Academia-sociedade, da relevância de uma extensão que
produza resultados coerentes com o atual estágio de conhecimento humano e
não se prenda a perspectivas conservadoras e condizentes com um mundo de
vantagens, aquele reproduzido nas obras de Jorge Amado, que representam as
condições de um mundo arcaico, dominado pelo favor, pela exploração do trabalhador,
da guerra por poder etc.
TEMÁTICAS
1- Linguística Geral
(semântica, sintaxe, fonética e morfologia);
2- Linguística Aplicada
(Ensino/Aprendizagem de Línguas, usos sociais da linguagem para fins
específicos, Linguística de corpus, Tradução, terminologia e
interfaces teóricas)
3- Linguística Textual e
ensino (Gêneros textuais, gêneros digitais, letramento, Análise da conversação,
tipologia);
4- Teorias do discurso
(Análise do Discurso, Pragmática, Semântica da enunciação, Semiótica);
5- Sociolinguística e
dialetologia: implicações para o ensino;
6- América Latina:
leituras e representações;
7- Literatura comparada;
8- Configurações da
violência e autoritarismo na literatura brasileira: séculos XIX a XXI;
9- Estudos culturais e
literaturas de língua portuguesa;
10- Jorge Amado e
contemporaneidade: expressões culturais e multiletramento.
Prazo para submissão de
trabalhos: até 30 de julho de 2013.
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