II Encontro Regional de Estudos Funcionalistas & II Seminário de Estudos Sistêmico-Funcionais do Nordeste

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, através do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL-UERN), em parceria com os Grupos Práticas Discursivas, Linguagens e Ensino (PRADILE/UERN), Discurso & Gramática (D&G/UFRN), Sistêmica Através das Línguas (SAL-PUC/SP) e Grupo de Pesquisa em Estudos Funcionalistas (GPEF/UERN), realizará, no período de 31 de outubro a 01 de novembro de 2013, em Açu/RN, o II Encontro Regional de Estudos Funcionalistas (II EREF) e, em parceria do Grupo de Sistemicistas do Nordeste, o II Seminário de Estudos Sistêmico-Funcionais do Nordeste (II SESFUNNE).

O objetivo principal é estreitar o diálogo entre os grupos de pesquisa em atividades na região Nordeste, de modo a fortalecer os programas de pós-graduação e promover a divulgação científica. Pontualmente, os dois eventos realizados conjuntamente devem promover a discussão do funcionalismo em suas várias vertentes, a fim de divulgar sua contribuição para as pesquisas na área e suas implementações no ensino.

Esta segunda edição dos dois eventos, a exemplo da participação e do sucesso obtidos na primeira, configura excelente oportunidade de abrigar estudiosos de diferentes versões do funcionalismo no âmbito da região Nordeste do Brasil, a fim de dialogarem sobre os aspectos programáticos, abordagens e contribuição não só para o tratamento de determinados fenômenos linguísticos, como para a ampliação e desenvolvimento da base teórica funcionalista.

Desse modo, o II EREF e o II SESFUNNE estão abertos à comunidade acadêmica, e a Comissão Organizadora convida a todos para participarem da programação. O evento conta com a presença de pesquisadores de diferentes instituições de ensino superior, que estarão envolvidos nas conferências, nas mesas redondas, minicursos e nas sessões de comunicação.

TEMÁTICAS
- Descrição do português;
- Variação e mudança linguística;
- Linguagem, uso e cognição;
- Ensino e aprendizagem de línguas;
- Multimodalidade;
- Funcionalismo e ensino;
- Gêneros textuais;
- Análise e práticas discursivas;
- Aquisição da linguagem, alfabetização e letramento;
- Literatura, estudos literários e ensino.

Prazo para submissão de trabalhos: até 13 de outubro de 2013.

Maiores informações no site do evento.

0 comentários: