II Encontro Regional de Estudos Funcionalistas & II Seminário de Estudos Sistêmico-Funcionais do Nordeste
A
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, através do Programa de
Pós-Graduação em Letras (PPGL-UERN), em parceria com os Grupos Práticas
Discursivas, Linguagens e Ensino (PRADILE/UERN), Discurso & Gramática
(D&G/UFRN), Sistêmica Através das Línguas (SAL-PUC/SP) e Grupo de Pesquisa em
Estudos Funcionalistas (GPEF/UERN), realizará, no período de 31 de outubro a
01 de novembro de 2013, em Açu/RN, o II Encontro Regional de
Estudos Funcionalistas (II EREF) e, em parceria do Grupo de Sistemicistas
do Nordeste, o II Seminário de Estudos Sistêmico-Funcionais do Nordeste (II
SESFUNNE).
Maiores
informações no site do evento.
O objetivo
principal é estreitar o diálogo entre os grupos de pesquisa em atividades na
região Nordeste, de modo a fortalecer os programas de pós-graduação e promover
a divulgação científica. Pontualmente, os dois eventos realizados conjuntamente
devem promover a discussão do funcionalismo em suas várias vertentes, a fim de
divulgar sua contribuição para as pesquisas na área e suas implementações no
ensino.
Esta segunda
edição dos dois eventos, a exemplo da participação e do sucesso obtidos na
primeira, configura excelente oportunidade de abrigar estudiosos de diferentes
versões do funcionalismo no âmbito da região Nordeste do Brasil, a fim de
dialogarem sobre os aspectos programáticos, abordagens e contribuição não só
para o tratamento de determinados fenômenos linguísticos, como para a ampliação
e desenvolvimento da base teórica funcionalista.
Desse modo, o
II EREF e o II SESFUNNE estão abertos à comunidade acadêmica, e a
Comissão Organizadora convida a todos para participarem da programação. O
evento conta com a presença de pesquisadores de diferentes instituições de
ensino superior, que estarão envolvidos nas conferências, nas mesas redondas,
minicursos e nas sessões de comunicação.
TEMÁTICAS
- Descrição
do português;
- Variação e mudança linguística;
- Linguagem, uso e cognição;
- Ensino e
aprendizagem de línguas;
- Multimodalidade;
- Funcionalismo e ensino;
- Gêneros textuais;
- Análise e práticas discursivas;
- Aquisição da linguagem, alfabetização e letramento;
- Literatura,
estudos literários e ensino.
Prazo para
submissão de trabalhos: até 13 de
outubro de 2013.
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