III Seminário Nacional do Ensino Médio
A terceira edição do Seminário Nacional do Ensino
Médio privilegia a temática: “Currículos,
Aprendizagens, Saberes” no intuito de favorecer a discussão em
torno dos rumos que a política do ensino médio tem tomado desde a
década de 1990 de forma a refletir sobre os processos mediativos do mesmo em
relação a questão curricular inter-relacionada com as diferentes formas de
aprendizagem e aquisição/apropriação de saberes. Como nas duas edições anteriores
o evento tem como propósito constituir-se como um espaço
de discussões e debates para os pesquisadores, os estudantes da graduação e da
pós-graduação, os professores universitários e da educação básica que atuam,
pesquisam, refletem e problematizam o ensino médio, sendo este
considerado lócus privilegiado de produção e apropriação de
conhecimentos e desenvolvimento de práticas educativas inovadoras. A terceira
edição do evento tem como escopo discutir e problematizar os desafios, as
possibilidades, as reformas e as ressignificações dos currículos
nas instituições de Ensino Médio, mormente, pretende analisar
as mudanças de concepções provocadas e vivenciadas com a
tematização das discussões.
O Seminário pretende, ainda, oportunizar um espaço
de socialização e publicização das pesquisas e produções recentes dos sujeitos
pedagógicos (docentes e discentes), visando apontar o percurso
histórico, a atualidade, as percepções e as transformações teóricas
e práticas que envolvem esta etapa da educação. Deste modo, o debate será
pautado levando em consideração as políticas governamentais,
instituídas pelo Ministério da Educação (MEC) para o ensino médio e seus
reflexos e impactos na escola. Não obstante, pretende-se
enfatizar as pesquisas desenvolvidas nas escolas públicas de ensino
médio em todo o nordeste brasileiro, estabelecendo relações com as demais
regiões do país. Estas socializações ocorrerão por intermédio das
sistematizações dos Grupos de Discussões (GD), acerca dos três eixos
estruturantes do seminário, são eles: “Currículos, Aprendizagens e Saberes”. Sediado
na Faculdade de Educação (FE), através do Programa de Pós-graduação em Educação
(PosEduc), Mestrado em Educação, da Universidade do Estado do Rio Grande do
Norte (UERN), tem apoio da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA),
da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), do Instituto Federal de Educação,
Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e da Secretaria de Educação
do Estado do Rio Grande do Norte (SEEC). Conta ainda, com apoio de grupos de
pesquisas e de programas de pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande
do Norte (UFRN), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), da Universidade
Federal do Ceará (UFC) e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). A
aglutinação de expressivas instituições acadêmicas com a Secretaria de Educação
(SEE/RN) e, por conseguinte, com as escolas da região, objetiva aproximar o
debate acadêmico do espaço escolar, intentando diminuir o fosso que separa o
pensar e o fazer as políticas e os currículos do Ensino Médio, do fazer
cotidiano das escolas e dos seus sujeitos.
Com as experiências e a acentuada parceria
construídas nos últimos anos, o III SENACEM, apresenta-se como uma
possibilidade de mediação e reflexão crítica, rigososa e de conjunto da
realidade educacional que envolve o ensino médio. Seu intuito é de contribuir,
fomentar e suscitar o debate teórico e epistemológico acerca dos currículos,
aprendizagens e saberes que mobilizam as práticas educativas, seu foco é
continuar na trilha de construção de caminhos para uma educação de qualidade
social, comprometida com os sujeitos do ensino médio das escolas públicas
brasileira.
GRUPOS DE
DISCUSSÃO
01. Ensino, Aprendizagem e Avaliação
02. Currículo, Política e
Gestão em Educação
03. Ensino Médio,
Trabalho e Educação de Jovens e Adultos
04. Educação e Ensino de
Ciências Humanas, Exatas e da Natureza
05. Experiências
Pedagógicas na Educação Básica
06. Tecnologia,
Comunicação e Educação
07. História, Memória e
narrativas: aprendizagens e saberes
08. Cultura, Arte e
Educação
09. Movimentos Sociais,
Sujeitos e Processos Educativos
10. Universidade e
Formação de Professores na Educação Básica
11. Educação, Inclusão e
Gênero
12. Dinamização da
leitura no espaço juvenil
DATAS
IMPORTANTES
Chamada
para submissão de resumos: até 10
de setembro de 2013
Divulgação
dos aceites: a partir de 01 de outubro de 2013
Envio
do trabalho completo: 20 de outubro de 2013
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