5ª Semana de Letras & 1ª Simpósio de Estudos em Educação e Linguagens

A Semana de Letras da UFRPE/UAST, pensada e organizada pelos professores do curso de Licenciatura em Letras, é um evento em consolidação na região do Sertão do Pajeú, interior de Pernambuco e busca, principalmente, propiciar o estreitamento de relações entre alunos, professores e pesquisadores para a criação de um ambiente interdisciplinar em estudos da Linguagem e da Educação.

A promoção do debate de questões relacionadas à melhoria no ensino de línguas e literatura sempre foi pensada no curso de Letras da UFRPE/UAST, desde a sua implementação, em janeiro de 2009, na Unidade Acadêmica na cidade de Serra Talhada, a cerca de 410 km de Recife. Desde o primeiro ano do Curso, acontece a Semana de Letras. Na primeira edição, o evento contemplou questões relacionadas ao ensino da cultura greco-romana. Em 2010, a II Semana de Letras discutiu questões da Linguística e da Literatura. A III Semana de Letras teve como foco o diálogo existente entre a educação básica e o ensino superior. Em 2012, com 600 inscritos, a IV Semana trouxe o debate sobre o conhecimento da história e o ensino da Língua Portuguesa.

Para esta V edição, os organizadores da Semana de Letras juntos com os organizadores do I Simpósio de Estudos em Educação e Linguagens promoverão o debate sobre as questões da diversidade no contexto escolar. A programação do evento contemplará o tema da Diversidade Linguística e Cultural em 02 conferências, 03 mesas-redondas, 13 grupos temáticos, 08 oficinas pedagógicas e 12 minicursos, além das apresentações culturais locais que viabilizarão o intercâmbio acadêmico-científico de professores da educação básica e dos alunos de graduação e de outras instituições do interior de Pernambuco e outras regiões do Nordeste.

Esperamos que os eventos possam, além de permitir um diálogo sobre o que se produz na universidade e o que se faz no contexto escolar, promover parcerias com as Secretarias de Educação das cidades do Sertão do Pajeú e envolver os alunos do curso de Licenciatura em Letras em projetos de ensino, de extensão e de pesquisa.

Conheça a programação.

Veja a lista de minicursos, oficinas e GTs.

Os interessados deverão preencher a Ficha de Inscrição e enviar para o e-mail do evento (seel.letras@gmail.com), junto com o comprovante do pagamento de inscrição. No ato do envio, o participante deverá indicar no campo Assunto “inscrição com trabalho” ou “inscrição sem trabalho”.

Na ficha de inscrição, os participantes poderão escolher uma oficina pedagógica e um minicurso oferecidos durante os eventos.

Os interessados em apresentar trabalhos – alunos de graduação, pós-graduação e demais pesquisadores, e professores de educação básica – poderão submeter seus resumos como comunicações nas sessões de pôster e nas sessões de comunicações individuais dentro de um dos Grupos de Temáticos (GTs):

Grupo Temático 1: Variação linguística e ensino
Grupo Temático 2: Gênero e gramática: relações sintáticas e pragmáticas na língua portuguesa
Grupo Temático 3: Questões de texto e discurso
Grupo Temático 4: Língua Inglesa, diversidade e ensino
Grupo Temático 5: Gênero textual, multimodalidade, referenciação e ensino
Grupo Temático 6: Análise lingüística e ensino
Grupo Temático 7: Os PCN e as perspectivas para o ensino de Língua Estrangeira
Grupo Temático 8: Literatura e ensino: criticidade para o desenvolvimento social
Grupo Temático 9: Educação Popular, Serviço Social, Movimentos Sociais e Extensão
Grupo Temático 10: Trabalho docente em debate: perspectivas na análise das representações sobre a atividade educacional
Grupo Temático 11: Construções Identitárias e Fronteiras Culturais
Grupo Temático 12: As expressões das literaturas africanas e outras literaturas como fontes para os estudos identitários

DATAS IMPORTANTES

Maiores informações no site do evento.

0 comentários: