Espaço Ribas Ninja: Fraseologia

UNIDADES FRASEOLÓGICAS ESPECIALIZADAS EM 
TUTORIAIS DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

Márcio Sales Santiago

Este texto é um pequeno resumo da pesquisa que realizei em nível de doutorado, a qual foi desenvolvida na área de Estudos da Linguagem, especialidade Teoria e Análise Linguística, linha de pesquisa Gramática, Semântica e Léxico, do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
A tese teve como objetivo principal descrever a constituição e o papel de unidades fraseológicas presentes em tutoriais de ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) da Educação a Distância (EAD). Sobre o domínio enfocado, é importante destacar que o surgimento do ensino-aprendizagem mediado por AVAs na internet foi um marco para a EAD, em que pese a mudança conceitual da área e, consequentemente, de sua terminologia. Desse modo, percebi que a partir da inclusão do computador e da internet a EAD passou a criar, a adaptar e a tomar de empréstimo termos e unidades fraseológicas específicas de áreas correlatas, principalmente da informática, visto que suas principais ferramentas são o computador e a internet, bem como todas as outras que advém das Tecnologias da Informação e da Comunicação.
Depois de entender como se constituem e se arquitetam os ambientes virtuais, passei para o exame de seus tutoriais, fazendo uma análise de sua natureza. Desse modo, observei que o tutorial é caracterizado como um gênero textual de cunho instrucional, cuja elaboração está diretamente voltada à utilização de um sistema informatizado baseado nas indicações nele mostradas. Dessa forma, os tutoriais preparados para AVAs visam a orientar professores, tutores e alunos para a utilização de uma ferramenta informatizada que está baseada em conceitos da EAD. Diante disso, utiliza-se uma linguagem repleta de termos, unidades fraseológicas especializadas e conceitos próprios das áreas envolvidas.
No que diz respeito à fundamentação teórica, a tese se apoia em dois pilares: a Teoria de Valências e nos estudos sobre a Fraseologia Especializada.
Sobre a Teoria de Valências, vale referir que esta é a tendência teórica que assume o verbo como elemento nuclear da oração, cujos outros componentes vão se organizar em torno dele de acordo com as relações de dependência. Dentre as variadas perspectivas que emergem dessa teoria, tomei a concepção de Borba (1996), que apresenta “uma gramática de valências para o português”. Entendido como o cerne do predicado, o verbo estabelece relações com seus argumentos. Desse modelo, vali-me especificamente da classificação sintático-semântica dos verbos.
Em relação à Fraseologia Especializada, parti do pressuposto basilar que as unidades fraseológicas especializadas correspondem aos modos de expressão essenciais de uma dada área de especialidade, visto que elas têm, juntamente com os termos, a função de transmitir conhecimento especializado. Dessa forma, o trabalho se concentrou na perspectiva de Gouadec (1994), considerando apenas as unidades fraseológicas com pivô terminológico. Admiti também a noção de Bevilacqua (2004), que classifica unidades fraseológicas especializadas eventivas como aquelas que derivam de uma estrutura de base formada por um núcleo eventivo mais um núcleo terminológico, configuração que está de acordo com o padrão morfossintático que estabelecemos para esta pesquisa: verbo no infinitivo mais nome (V[inf.]+N). Ainda considerando o quadro teórico assumido para o estudo, adotei o método de Desmet (2002), ao referir a necessidade de se realizar a análise linguística com o uso das ferramentas da informática, o que proporciona agilização e eficácia à pesquisa, bem como tomei emprestado de Cabré, Estopà e Lorente (1996) a denominação unidade fraseológica especializada. Vale dizer que a atestação das unidades fraseológicas se deu por meio de parâmetros de reconhecimento, os quais foram por mim determinamos tendo em vista a natureza da pesquisa.
No que tange à metodologia, é importante mencionar que o corpus foi constituído por 118 tutoriais de sete AVAs utilizados na EAD de ensino superior. A fim de identificar e descrever os padrões lexicais, gramaticais e linguísticos dos dados, a análise foi executada com o auxílio da ferramenta AntConc 3.2.3w. Em seguida, as informações foram armazenadas em fichas elaboradas em uma base de dados construída no programa Microsoft Access 2010.
A partir da compilação e organização dos dados, realizei uma análise geral das unidades fraseológicas especializadas presentes nos tutoriais, descrevendo as suas principais características morfossintáticas. Pude assim verificar que os verbos que compõem as unidades fraseológicas atestadas por meio dos parâmetros de reconhecimento são exclusivamente de ação ou de ação-processo. Constatei, portanto, que um modelo teórico-linguístico como a Gramática de Valências revelou-se altamente vantajoso para o trabalho com uma linguagem especializada, uma vez que através dele foi possível chegar à confirmação do caráter prescritivo do gênero tutorial.
Mediante o desenvolvimento da investigação, observei que o estudo das unidades fraseológicas verbais presentes em tutoriais de AVAs me permitiu defini-las como operacionais-pedagógicas, tendo em vista que as ações por elas expressas articulam procedimentos de ordem operacional por meio de recursos informatizados a ações de docência, formação e desenvolvimento pedagógico dos usuários que utilizam o ambiente virtual de aprendizagem. Esta definição, que expressa um dos resultados alcançados por esta pesquisa, admite observar que a EAD estrutura-se por meio de duas grandes dimensões, a multidisciplinaridade e o hibridismo, as quais são plenamente refletidas em suas unidades fraseológicas.
Foi possível ainda estabelecer níveis de refinamento para unidades fraseológicas operacionais-pedagógicas, tendo em vista o grau de importância delas no ambiente virtual de aprendizagem, bem como mediante sua utilização pelos usuários. Baseado nestes graus de refinamento, que a rigor representam articulações mais finas da categorização, propus um sistema classificatório, o qual está representado na figura a seguir:


Figura 1: Sistema classificatório para as unidades fraseológicas em tutoriais de AVAs


Convém destacar que este sistema, também resultado da investigação, constitui-se em um mapeamento das unidades fraseológicas imprescindíveis no cumprimento das atividades pedagógicas necessárias para desempenho das funções de professor, tutor e aluno na modalidade EAD, que utilizam ferramentas informáticas complexas, como os AVAs.
Para concluir, penso que este estudo será mais uma opção que poderá instigar outros pesquisadores a prosseguir na análise das trocas comunicativas no domínio da EAD. Acredito que é somente através de um entendimento profundo de sua linguagem, o qual se faz por meio do estudo de seus termos, de suas unidades fraseológicas e de seus conceitos, que há possibilidade de contribuir para que os usuários desses ambientes virtuais possam ter condições favoráveis para estabelecer uma comunicação profícua e eficaz em nível especializado.

REFERÊNCIA
SANTIAGO, Márcio Sales. Unidades fraseológicas especializadas em tutoriais de ambientes virtuais de aprendizagem: proposta de um sistema classificatório com base na valência verbal. 223f. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/72745.

SOBRE O AUTOR
Mestre em Linguística Aplicada (ênfase em Terminologia) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e doutor em Estudos da Linguagem (ênfase em Gramática, Semântica e Léxico) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente, realiza pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará (UFC). Vice-líder do Grupo TermiLex (UNISINOS), coordenado pela profa. Dra. Maria da Graça Krieger. Também é pesquisador dos grupos Hiperged (UFC), Letens (UECE) e do projeto Banco de Dados da Língua Geral (UFRGS). Vice-presidente da Rede Ibero-americana de Terminologia (RITerm) no biênio 2012-2014.

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