II Congresso Nacional de Formação de Professores & XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
As duas décadas finais do século
XX e a década inicial deste século XXI foram marcadas por importantes
movimentos nas políticas e nas práticas de formação de professores no plano
internacional e também no plano nacional. Concepções e proposições inovadoras
se multiplicaram, debates sobre suas implicações e possibilidades se
intensificaram, sem que, no entanto, uma prática mais consistente e avançada
tenha, efetivamente, se implantado e se consolidado. Como em muitos outros
aspectos da questão educacional, há uma enorme produção teórica indicando
caminhos, mas que não tem repercussão em realizações necessárias e desejadas.
É preciso reconhecer que os
programas de formação de professores ainda não se constituem em objetos de
trabalho prioritários no campo do ensino superior, sendo extremamente reduzido
o número de programas de formação que integrem as ações das universidades com
as experiências de trabalho das escolas de educação básica. É preciso
reconhecer também que problemas do próprio campo de formação de professores
permanecem em aberto sem que se vislumbre em curto prazo medidas efetivas para
sua solução. É esse o caso da ausência dos próprios professores nos processos
de formação. Esta é quase sempre externa ao exercício profissional da função, o
que faz com que a voz e a experiência dos professores em ação não sejam
consideradas nos processos de formação de novos professores. A essa ausência do
conhecimento docente associam-se ainda problemas institucionais como a reduzida
participação das escolas de educação básica nos processos de formação de seus
futuros profissionais.
É este o momento de uma profunda
transformação nos processos de formação de professores para a educação básica
no Brasil e também nos critérios de análise e de reflexão a seu respeito. O
objetivo do II Congresso Nacional de Formação de Professores e do XII Congresso
Estadual Paulista sobre Formação de Educadores é o de contribuir
significativamente para a compreensão e a superação dessa problemática. Seu
tema central: “Por uma revolução no campo da formação de professores”
expressa essa intenção e essa necessidade.
EIXOS TEMÁTICOS
Eixo 1 -
Formação inicial de professores para a educação básica
Eixo 2 -
Projetos e práticas de formação continuada
Eixo 3 -
Formação do professor alfabetizador
Eixo 4 -
Políticas de formação de professores
Eixo 5 - A
formação de professores na perspectiva da inclusão
Eixo 6 -
Formação de professores para o ensino superior
Eixo 7 -
Propostas curriculares e materiais pedagógicos no ensino e na formação de professors
Eixo 8 -
Educação a distância na formação de professors
Submissão
de trabalhos até o dia 31 de janeiro de
2014.
Maiores
informações no site do evento.
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