CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO - Parte 101
Revista eletrônica
dedicada aos temas da Linguística Teórica e Aplicada, com publicação semestral.
Número especial 2014 - Migração, linguagem e
subjetividade
Ementa: Um dos efeitos da globalização é a
intensificação dos movimentos migratórios. Impulsionadas pelas mais variadas
razões, pessoas deixam sua terra natal para viverem em outro país, qualificado
como “de acolhida”. Nessa empreitada, o contato com o estrangeiro parece ser o
que se afigura como sendo mais desafiador. Esse contato pode se materializar de
forma mais pungente no processo de se ver falado e falar a língua do outro,
estrangeira. Acomodar o novo sem abrir mão das ancoragens que constituem aquele
que migra, enfrentar o diferente, incorporá-lo ou não, estranhar-se diante do
estranho que surpreendentemente parece familiar, confirmar ou descontruir
estereótipos são algumas das empreitadas com as quais o sujeito que migra se vê
envolvido. Aquele que “acolhe”, designado “nativo”, também se vê afetado pelos
movimentos migratórios, em especial, no que diz respeito à língua que ele
acredita seja sua, língua “primeira” que recebe os efeitos da hibridização e da
pluralidade culturais. O pressuposto, portanto, que embasa a temática proposta
para este número é que os acirrados movimentos migratórios, característicos de
um mundo imerso na globalização, acarretam desdobramentos para a subjetividade
dos imigrantes e daqueles que os recebem. Em especial, interessa-nos
incrementar a discussão da função da língua e da linguagem nessa problemática.
A relevância da proposição está em congregar pesquisas que refletiram acerca
dos efeitos dos processos migratórios na subjetividade dos migrantes e nos
processos de ensino e aprendizagem de línguas materna e estrangeira. Dessa
forma, este número acolherá trabalhos que se inscrevam em perspectivas
teórico-metodológicas diversas a partir das quais a temática em tela seja
contemplada.
Artigos podem ser enviados para a revista até 30 de
abril de 2014.
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Maiores informações no site do Revista.
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