VI Colóquio Mulheres em Letras

O VI Colóquio Mulheres em Letras ocorrerá nos dias 09, 10 e 11 de abril de 2014, na Faculdade de Letras da UFMG. Aberto à participação de estudantes e professores de outras instituições, inclusive do exterior, o evento pretende se constituir em oportunidade para se revisitar a produção ficcional de autoria feminina, examinando-a à luz de conceitos, linguagens e procedimentos advindos dos estudos literários contemporâneos.

OBJETIVOS
- Refletir sobre a produção ficcional e poética de autoria feminina, a partir de categorias críticas contemporâneas, como historiografia literária, cânone, gênero, etnicidade, entre outras;

- Estimular a pesquisa sobre a literatura brasileira de autoria feminina, contribuindo para o avanço dos estudos literários e culturais;

- Propiciar o intercâmbio entre pesquisadores envolvidos na investigação e no estudo de escritoras;

- Propiciar o contato dos participantes com escritoras convidadas.

ESCRITORAS E CONFERENCISTAS CONVIDADAS (OS)
Como nas versões anteriores, convidamos escritoras para darem depoimento sobre seu fazer literário e participar de uma sessão de autógrafos. Para o evento de 2014 foram convidadas Maria José de Queiroz (Belo Horizonte) e Ana Martins Marques (Belo Horizonte).
Para as conferências, teremos o Prof. José Carlos Sebe Bom Meihy, da USP, e a Profa. Tania Ramos, da UFSC. E para integrarem as mesas-redondas foram convidadas as professoras Germana Henriques Pereira, da UnB e Elvira Divina Perpétua, da UFOP; Conceição Evaristo, da UFF; e Maria Nazareth Fonseca; da PUC-MG, e o professor Mario Augusto Medeiros da Silva (UNICAMP).

SOBRE A INSCRIÇÃO
a) Para inscrever uma comunicação é necessário preencher o FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO DE TRABALHO. Podem se inscrever professores, estudantes de pós-graduação e bolsistas de iniciação científica.
Período de inscrição: de 03 a 25 de fevereiro de 2013.


b) A Carta de Aceite será enviada até 10 de março de 2014.


c) Após receber a Carta de Aceite, deve ser feito o pagamento da inscrição na Caixa Econômica Federal, agência 0821; operação 001; conta número 3939-1, em nome de Maria Lúcia Barbosa e/ou Maria Inês de Moraes Marreco, e enviar cópia do comprovante para mulheres.ufmg@gmail.com.
Prazo final para o pagamento: 20 de março.
Apenas após o pagamento o trabalho será incluído na programação.

d) Todos os trabalhos apresentados serão publicados em CD-ROM, com ISBN.

e) Para se inscrever como OUVINTE é necessário preencher o FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO DE OUVINTE, pagar a inscrição e enviar o comprovante para o e-mail mulheres.ufmg@gmail.com


Maiores informações no site do evento.

0 comentários: