VI Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)biográfica (VI CIPA)
A
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) sediará, de 16 a 19 de novembro
de 2014, o VI Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)biográfica (VI CIPA)
– promovido em parceria com a Associação Brasileira de Pesquisa
(Auto)biográfica (BIOGRAPH) – que tem como tema Entre o público e o privado:
modos de viver, narrar e guardar.
Trata-se
de uma iniciativa acadêmica que reuniu, ao longo de suas edições, um conjunto
significativo de pesquisadores, redes de investigadores, associações
científicas e universidades brasileiras e estrangeiras, interessados na
pesquisa (auto)biográfica, o que tem contribuído para estreitar laços entre
instituições e profissionais de diferentes tradições disciplinares e abordagens
distintas.
EIXOS
TEMÁTICOS
EIXO 1. PESQUISA (AUTO) BIOGRÁFICA, FONTES E QUESTÕES
Trajetórias
e desdobramentos da abordagem (auto)biográfica nas ciências sociais, humanas e
no campo educacional. Reflexões epistemológicas e questões
teórico-metodológicas. Diversidade conceitual e de fontes das pesquisas
(auto)biográficas: potencialidades e desafios. Análises/interpretações das
fontes.
EIXO 2. ESPAÇOS FORMATIVOS, MEMÓRIAS E NARRATIVAS
Políticas
e práticas de formação, memória e história da profissão docente. Narrativas de
si como dispositivo de pesquisa-formação. Fazer docente e constituição do ethos
profissional. Processos de socialização e trajetórias de formação. Memórias,
narrativas e experiências em espaços educativos formais ou não formais.
EIXO 3. NARRATIVAS DIGITAIS, MEMÓRIAS E GUARDA
Narrativas
(auto)biográficas na web: textos, sons e imagens. Potencialidades e desafios
dos novos gêneros confessionais da internet. Escrita de si, idealização do eu e
publicização do privado. Narrativas digitais e transformações na produção dos
modos de estar, registrar e guardar na contemporaneidade.
EIXO 4 . INFÂNCIA, APRENDIZAGEM E EXERCÍCIO DA ESCRITA
Escrever
sobre a infância, escrever na infância. Escritas de si entre a liberdade e o
controle. Importância dos relatos da/sobre a infância para a história da
infância, a história da cultura escrita e a história da educação. Universo
escritural (auto)biográfico infantil: cartas, diários e agendas. Guarda dos
documentos produzidos pela pena infantil: iniciativas e perspectivas.
EIXO 5. (AUTO)BIOGRAFIA, LITERATURA E HISTÓRIA
(Auto)biografia
e escrita da história. Fronteiras e aproximações entre artes, literatura e
história. O ato de biografar. Biógrafos: dilemas éticos. (Auto)biografia:
ficção e censura. Possibilidades de Egohistória. Egodocumentos na escrita da
história. Preservação e descarte de documentos pessoais. Políticas de
preservação da memória das pessoas comuns.
EIXO 6. ESCRITA DE SI, RESISTÊNCIA E EMPODERAMENTO
A
escrita como poder de ordenar o mundo, de atribuir-lhe sentido, de divulgar uma
visão autorizada de si e do outro. Escritas secretas, negadas, censuradas.
Escrita de si como forma de resistência. A escrita como ferramenta de
conscientização, de elaboração de uma visão contra-hegemônica. A escrita na
formação e no desenvolvimento dos processos de empoderamento. Dimensão
performática da escrita (auto)biográfica.
EIXO 7 – HISTÓRIAS DE VIDA, GÊNERO E EDUCAÇÃO
Relações
entre os indivíduos e dimensão temporal de sua experiência e existência.
Gênero, imagens e representações do feminino e do masculino. Superfícies
discursivas da construção/reiteração de papeis e representações. Entrelaçamento
das esferas privada e familiar com a esfera profissional e política. Diferentes
trajetórias de uma cultura do feminino e do masculino. Redes de sociabilidade
construídas em histórias de vida.
CRONOGRAMA
ATIVIDADE
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INÍCIO
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FIM
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Recebimento de
Resumos
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15/03/2014
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30/04/2014
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Avaliação de
Trabalhos
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1/05/2014
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30/05/2014
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Divulgação dos
resultados
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10/06/2014
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Envio de Trabalhos
Completos
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15/07/2014
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15/08/2014
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Divulgação das salas
de apresentação dos trabalhos
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3/11/2014
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Evento
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16/11/2014
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19/11/2014
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Maiores informações
no site do evento.
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