VI Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)biográfica (VI CIPA)

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) sediará, de 16 a 19 de novembro de 2014, o VI Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)biográfica (VI CIPA) – promovido em parceria com a Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica (BIOGRAPH) – que tem como tema Entre o público e o privado: modos de viver, narrar e guardar.

Trata-se de uma iniciativa acadêmica que reuniu, ao longo de suas edições, um conjunto significativo de pesquisadores, redes de investigadores, associações científicas e universidades brasileiras e estrangeiras, interessados na pesquisa (auto)biográfica, o que tem contribuído para estreitar laços entre instituições e profissionais de diferentes tradições disciplinares e abordagens distintas.

EIXOS TEMÁTICOS
EIXO 1. PESQUISA (AUTO) BIOGRÁFICA, FONTES E QUESTÕES    
Trajetórias e desdobramentos da abordagem (auto)biográfica nas ciências sociais, humanas e no campo educacional. Reflexões epistemológicas e questões teórico-metodológicas. Diversidade conceitual e de fontes das pesquisas (auto)biográficas: potencialidades e desafios. Análises/interpretações das fontes.           

EIXO 2. ESPAÇOS FORMATIVOS, MEMÓRIAS E NARRATIVAS
Políticas e práticas de formação, memória e história da profissão docente. Narrativas de si como dispositivo de pesquisa-formação. Fazer docente e constituição do ethos profissional. Processos de socialização e trajetórias de formação. Memórias, narrativas e experiências em espaços educativos formais ou não formais.

EIXO 3. NARRATIVAS DIGITAIS, MEMÓRIAS E GUARDA
Narrativas (auto)biográficas na web: textos, sons e imagens. Potencialidades e desafios dos novos gêneros confessionais da internet. Escrita de si, idealização do eu e publicização do privado. Narrativas digitais e transformações na produção dos modos de estar, registrar e guardar na contemporaneidade.

EIXO 4 . INFÂNCIA, APRENDIZAGEM E EXERCÍCIO DA ESCRITA
Escrever sobre a infância, escrever na infância. Escritas de si entre a liberdade e o controle. Importância dos relatos da/sobre a infância para a história da infância, a história da cultura escrita e a história da educação. Universo escritural (auto)biográfico infantil: cartas, diários e agendas. Guarda dos documentos produzidos pela pena infantil: iniciativas e perspectivas.

EIXO 5. (AUTO)BIOGRAFIA, LITERATURA E HISTÓRIA
(Auto)biografia e escrita da história. Fronteiras e aproximações entre artes, literatura e história. O ato de biografar. Biógrafos: dilemas éticos. (Auto)biografia: ficção e censura. Possibilidades de Egohistória. Egodocumentos na escrita da história. Preservação e descarte de documentos pessoais. Políticas de preservação da memória das pessoas comuns.

EIXO 6. ESCRITA DE SI, RESISTÊNCIA E EMPODERAMENTO
A escrita como poder de ordenar o mundo, de atribuir-lhe sentido, de divulgar uma visão autorizada de si e do outro. Escritas secretas, negadas, censuradas. Escrita de si como forma de resistência. A escrita como ferramenta de conscientização, de elaboração de uma visão contra-hegemônica. A escrita na formação e no desenvolvimento dos processos de empoderamento. Dimensão performática da escrita (auto)biográfica.

EIXO 7 – HISTÓRIAS DE VIDA, GÊNERO E EDUCAÇÃO
Relações entre os indivíduos e dimensão temporal de sua experiência e existência. Gênero, imagens e representações do feminino e do masculino. Superfícies discursivas da construção/reiteração de papeis e representações. Entrelaçamento das esferas privada e familiar com a esfera profissional e política. Diferentes trajetórias de uma cultura do feminino e do masculino. Redes de sociabilidade construídas em histórias de vida.

CRONOGRAMA
ATIVIDADE
INÍCIO
FIM
Recebimento de Resumos
15/03/2014
30/04/2014
Avaliação de Trabalhos
1/05/2014
30/05/2014
Divulgação dos resultados

10/06/2014
Envio de Trabalhos Completos
15/07/2014
15/08/2014
Divulgação das salas de apresentação dos trabalhos
3/11/2014

Evento
16/11/2014
19/11/2014


Maiores informações no site do evento.

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