VI FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA

Temática principal: A Pesquisa como Prática Pedagógica na Formação Inicial do Pedagogo.
Realização: Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Centro de Educação (CE)
Promoção: Coordenação do Curso de Pedagogia Licenciatura Diurno – UFSM, Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia (AINPGP)
Inscrições
Data limite para inscrição: 23 de Junho de 2014

Submissão de trabalhos:
Limite para submissão de trabalho: 11 de Maio de 2014
Resultado Final da avaliação dos trabalhos: 05 de Junho de 2014

Resumo
O VI Fórum Internacional de Pedagogia - VI FIPED, tem como missão ser um espaço de promoção e fortalecimento da pesquisa na graduação, possibilitando a divulgação de trabalhos de pesquisas produzidos por alunos de graduação em Pedagogia e áreas afins, de reflexão sobre política para a pesquisa, de divulgação e discussão de experiências de pesquisas realizadas em articulação com o ensino e com a extensão na graduação, em quaisquer disciplinas. 
O evento realizar-se-á por meio de conferências, palestras, mesas-redondas, grupos de trabalho, oficinas e atividades artístico-culturais e contará com a participação de graduandos, graduados e profissionais de universidades do Brasil, Portugal, Moçambique, México, Honduras e Costa Rica. (Países com associados a AINPGP), além dos países vizinhos a serem convidados.

Apresentação
Este evento vem ao encontro da iniciativa de internacionalização da UFSM, pela ampliação do intercâmbio tanto da comunidade acadêmica quanto da necessidade das trocas de saberes entre os diversos cursos de Pedagogia e daqueles envolvidos na formação de professores.
A organização do evento pauta-se, assim, pelas diferentes necessidades elencadas: integração dos estudantes; divulgação científica da produção de conhecimento nos cursos de graduação; reflexão e consolidação da necessária formação de professores reflexivos que saibam desenvolver a pesquisa na sua prática profissional para além da Universidade; fortalecimento da iniciação científica e dos grupos de estudos e pesquisas
Considerando essas demandas, a programação do VI FIPED será organizada de modo a promover a acolhida dos estudantes, professores, oficineiros e palestrantes aliando o trabalho intelectual com as atividades culturais que intercalarão o evento..

Objetivo
Objetivo Geral:
Promover e Fortalecer a pesquisa na graduação na formação inicial do pedagogo

Objetivos Específicos:
Divulgar trabalhos de pesquisas produzidos por alunos de graduação em Pedagogia e áreas afins;
Refletir sobre as políticas para a pesquisa;
Discutir experiências de pesquisas realizadas em articulação com o ensino e com a extensão;
Fomentar a integração entre as IES que desenvolvem formação inicial do pedagogo;
Possibilitar o intercâmbio entre os acadêmicos da graduação das diferentes IES;
Promover atividades culturais e integrativas.

Justificativa
Vivemos numa realidade onde o acesso à informação tornou-se universal, o crescimento do conhecimento produzido nos últimos anos tornou-se exponencial, impossibilitando a qualquer humano a detê-lo, fatos que nos colocam defronte de um desafio frente à qual metodologia nos permitirá lidar com tanta informação e como gerar conhecimento nesta nova situação. Na formação de professores isso aflora de forma contundente, e podemos inserir de forma especial o curso de Pedagogia, uma vez que no seu arcabouço o aluno entra em contato com uma diversidade de informações e diferentes conhecimentos específicos a cada área na qual irá trabalhar como professor das séries iniciais, além dos conhecimentos necessários para a educação infantil.
Confrontamos-nos com a realidade de não ser mais possível transmitir toda a informação necessária para gerar o conhecimento específico das diversas disciplinas. Principalmente porque o conhecimento avança continuamente, assim novos saberes estão sendo gerados sucessivamente e não podemos prever o que virá. Essa realidade nos coloca frente a necessidade de nos tornarmos pesquisadores eternos, ou ficaremos defasados profissionalmente.
Entendemos que frente a esse contexto, a universidade necessita preparar os seus alunos a desenvolverem uma tal autonomia que os possibilitem ir atrás da informação e do conhecimento, gerando autonomia. Aquele que busca o conhecimento de forma autônoma é um pesquisador.
Alunos passivos, que somente recebem as informações não estarão aptos frente a essa realidade. Precisamos desenvolver já na graduação esse olhar de pesquisador para que nossos futuros professores consigam lidar com a realidade apresentada e ajudem a seus alunos a superarem os desafios pelos quais a sociedade atravessa.
Assim, o VI FIPED vem consolidar nesta edição a necessidade da pesquisa na graduação dos cursos de formação de professores, especialmente nos cursos de Pedagogia.

Metodologia
A proposta geral do evento inclui atividades variadas, tais como apresentação de trabalhos, oficinas, palestras, mesas redondas ou semelhantes, atividades artísticas, lúdicas e culturais.
Terá suas atividades concentradas em três dias, iniciando na quarta-feira pela manhã, com os credenciamentos, abertura às 14h, seguindo com atividades até o início da noite e terminando com atividades culturais. Seguirá pela quinta-feira o dia todo, repetindo as atividades culturais no intervalo do almoço e no final da noite. Na sexta-feira terá atividades ao longo do dia com encerramento no final da tarde.
A carga horária da presente edição será de 40 horas. A certificação se fará mediante controle de frequência dos participantes devidamente credenciados e obedecerá ao critério da frequência mínima de 75% para emissão de certificado com carga horária integral. 
A seguir, apresenta-se o detalhamento da proposta da sexta edição do FIPED 2014.

Atividades programadas:
Grupos de trabalho;
Oficinas;
Mesas redondas;
Apresentação oral de trabalhos;
Palestras;
Atividades artísticas

Certificação:
Aos estudantes que totalizarem pelo menos 75% da carga horária total do evento, será fornecido certificado correspondente à carga integral. Os certificados serão fornecidos online no site do evento.


Maiores informações no site do evento.

0 comentários: