VI FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA
Temática principal:
A Pesquisa como Prática
Pedagógica na Formação Inicial do Pedagogo.
Realização: Universidade Federal de Santa Maria (UFSM),
Centro de Educação (CE)
Promoção: Coordenação do Curso de Pedagogia Licenciatura
Diurno – UFSM, Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia
(AINPGP)
Inscrições
Data limite para
inscrição: 23 de Junho de 2014
Submissão de
trabalhos:
Limite para submissão
de trabalho: 11 de Maio de 2014
Resultado Final da
avaliação dos trabalhos: 05 de
Junho de 2014
Resumo
O VI Fórum Internacional de Pedagogia - VI FIPED, tem
como missão ser um espaço de promoção e fortalecimento da pesquisa na
graduação, possibilitando a divulgação de trabalhos de pesquisas produzidos por
alunos de graduação em Pedagogia e áreas afins, de reflexão sobre política para
a pesquisa, de divulgação e discussão de experiências de pesquisas realizadas
em articulação com o ensino e com a extensão na graduação, em quaisquer
disciplinas.
O evento realizar-se-á por meio de conferências, palestras,
mesas-redondas, grupos de trabalho, oficinas e atividades artístico-culturais e
contará com a participação de graduandos, graduados e profissionais de
universidades do Brasil, Portugal, Moçambique, México, Honduras e Costa Rica.
(Países com associados a AINPGP), além dos países vizinhos a serem convidados.
Apresentação
Este evento vem ao encontro da iniciativa de
internacionalização da UFSM, pela ampliação do intercâmbio tanto da comunidade
acadêmica quanto da necessidade das trocas de saberes entre os diversos cursos
de Pedagogia e daqueles envolvidos na formação de professores.
A organização do
evento pauta-se, assim, pelas diferentes necessidades elencadas: integração dos
estudantes; divulgação científica da produção de conhecimento nos cursos de
graduação; reflexão e consolidação da necessária formação de professores
reflexivos que saibam desenvolver a pesquisa na sua prática profissional para
além da Universidade; fortalecimento da iniciação científica e dos grupos de
estudos e pesquisas
Considerando essas demandas, a programação do VI FIPED será
organizada de modo a promover a acolhida dos estudantes, professores,
oficineiros e palestrantes aliando o trabalho intelectual com as atividades
culturais que intercalarão o evento..
Objetivo
Objetivo Geral:
Promover e Fortalecer a
pesquisa na graduação na formação inicial do pedagogo
Objetivos
Específicos:
Divulgar trabalhos de
pesquisas produzidos por alunos de graduação em Pedagogia e áreas afins;
Refletir sobre as políticas
para a pesquisa;
Discutir experiências de
pesquisas realizadas em articulação com o ensino e com a extensão;
Fomentar a integração entre
as IES que desenvolvem formação inicial do pedagogo;
Possibilitar o intercâmbio
entre os acadêmicos da graduação das diferentes IES;
Promover atividades
culturais e integrativas.
Justificativa
Vivemos numa realidade onde o acesso à
informação tornou-se universal, o crescimento do conhecimento produzido nos
últimos anos tornou-se exponencial, impossibilitando a qualquer humano a
detê-lo, fatos que nos colocam defronte de um desafio frente à qual metodologia
nos permitirá lidar com tanta informação e como gerar conhecimento nesta nova
situação. Na formação de professores isso aflora de forma contundente, e
podemos inserir de forma especial o curso de Pedagogia, uma vez que no seu
arcabouço o aluno entra em contato com uma diversidade de informações e
diferentes conhecimentos específicos a cada área na qual irá trabalhar como
professor das séries iniciais, além dos conhecimentos necessários para a
educação infantil.
Confrontamos-nos com a realidade de não ser mais possível
transmitir toda a informação necessária para gerar o conhecimento específico
das diversas disciplinas. Principalmente porque o conhecimento avança
continuamente, assim novos saberes estão sendo gerados sucessivamente e não
podemos prever o que virá. Essa realidade nos coloca frente a necessidade de
nos tornarmos pesquisadores eternos, ou ficaremos defasados
profissionalmente.
Entendemos que frente a esse contexto, a universidade
necessita preparar os seus alunos a desenvolverem uma tal autonomia que os
possibilitem ir atrás da informação e do conhecimento, gerando autonomia.
Aquele que busca o conhecimento de forma autônoma é um pesquisador.
Alunos
passivos, que somente recebem as informações não estarão aptos frente a essa
realidade. Precisamos desenvolver já na graduação esse olhar de pesquisador
para que nossos futuros professores consigam lidar com a realidade apresentada
e ajudem a seus alunos a superarem os desafios pelos quais a sociedade atravessa.
Assim,
o VI FIPED vem consolidar nesta edição a necessidade da pesquisa na graduação
dos cursos de formação de professores, especialmente nos cursos de Pedagogia.
Metodologia
A proposta geral do evento inclui atividades
variadas, tais como apresentação de trabalhos, oficinas, palestras, mesas
redondas ou semelhantes, atividades artísticas, lúdicas e culturais.
Terá suas
atividades concentradas em três dias, iniciando na quarta-feira pela manhã, com
os credenciamentos, abertura às 14h, seguindo com atividades até o início da
noite e terminando com atividades culturais. Seguirá pela quinta-feira o dia
todo, repetindo as atividades culturais no intervalo do almoço e no final da
noite. Na sexta-feira terá atividades ao longo do dia com encerramento no final
da tarde.
A carga horária da presente edição será de 40 horas. A certificação
se fará mediante controle de frequência dos participantes devidamente
credenciados e obedecerá ao critério da frequência mínima de 75% para emissão
de certificado com carga horária integral.
A seguir, apresenta-se o
detalhamento da proposta da sexta edição do FIPED 2014.
Atividades
programadas:
Grupos de trabalho;
Oficinas;
Mesas redondas;
Apresentação oral de
trabalhos;
Palestras;
Atividades artísticas
Certificação:
Aos estudantes que
totalizarem pelo menos 75% da carga horária total do evento, será fornecido
certificado correspondente à carga integral. Os certificados serão fornecidos
online no site do evento.
Maiores
informações no site do evento.
0 comentários:
Postar um comentário