CONVITE
Olá, Pessoal!
Nos dias 8 a 10 de outubro
de 2014 acontecerá a 4ª edição do SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, na Universidade Federal de Uberlândia, em Uberlândia/MG
e gostaríamos de convidar os/as seguidores/as e visitantes deste Blog que
têm/tiveram experiências e/ou pesquisa sobre ensino de língua portuguesa no contexto da educação professional e tecnológica, a submeter seus trabalhos no Grupo Temático
a ser coordenado por mim e pelo professor Gustavo Abílio Galeno Arnt (IFB).
Para participar do GT o
período de submissão vai até 30 de maio de 2014.
Resumo do GT: Com o advento da lei 11.741/2008 e com a
publicação de demais documentos decorrentes dessa política educacional,
propuseram-se mudanças substanciais à educação profissional e tecnológica.
Dentre tantas, talvez a mais contundente esteja no fato de não mais preparar
estudantes somente ao trabalho, como queriam versões anteriores da modalidade.
Ao contrário, a educação profissional e tecnológica tem como princípio, de
acordo com seu Documento Base (Brasil, 2007) propor formação humana integral,
tomando como pilares o trabalho, a ciência, a tecnologia e a cultura. Esse
posicionamento funda-se a partir da crítica à formação tecnicista, ao tratar o
trabalho de modo ontológico e não como fim em si mesmo. Em decorrência dessa
política, um novo currículo de Língua Portuguesa para o Ensino Médio e para os
cursos técnicos começa a ser engendrado pelas práticas cotidianas de
professores/as de Língua Portuguesa, nas várias instituições da rede federal e
estadual de educação profissional e tecnológica espalhadas pelo país. Não
obstante as políticas educacionais, os avanços científicos em Linguística e
Linguística Aplicada têm colaborado para a emergência de novas práticas, em
especial nesse contexto. Cabe destacar, entre os ganhos dessa aliança entre o
currículo básico e o profissionalizante, a possibilidade de criação de um
espaço para o ensinar e o aprender mediado, por vezes, pelo aparato tecnológico
com os quais essas instituições eventualmente contam, dando espaço para
práticas letradas no meio digital. Portanto, este grupo de trabalho quer
congregar experiências de ensino de língua portuguesa no contexto da educação
profissional e tecnológica, de modo a discutir possibilidades, favorecer
intercâmbios, propor redirecionamentos com vistas a uma formação integral
humana para além da mera formação para o trabalho. Serão aceitas propostas
fundamentadas nas mais diversas perspectivas teóricas, desde que compartilhem
do mesmo objeto de discussão: o ensino de Língua Portuguesa em contextos de
formação profissional e tecnológica.
Contamos com a submissão
de vocês.
Maiores informações no site
do evento (link) ou pelo e-mail ribasninja@gmail.com
Abraço.
José Ribamar Jr
Gustavo
Abílio Arnt
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