II ENCONTRO SOBRE GRAMÁTICA: TEORIA E PRÁTICA

II ENCONTRO SOBRE GRAMÁTICA: TEORIA E PRÁTICA reunirá pesquisadores, professores e estudantes de todo o Brasil. Trata-se de uma iniciativa do Grupo GEMD – Grupo de Estudos em Modalidade Deôntica, criado em 2009 e composto por docentes e discentes da UFC, estudiosos de gramática de base funcionalista e de sua aplicabilidade. No entanto, este evento se propõe como uma oportunidade para se estabelecer diálogos, sem fronteiras, com outras formas de compreensão da gramática.

Para a Conferência Magna de Abertura, o evento traz para Fortaleza a Professora Dra. Maria Helena de Moura Neves, da Universidade Presbiteriana Mackenzie e Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara, especialista renomada em estudos sobre gramática, com importantes pesquisas e publicações na área. Dra. Maria Helena de Moura Neves, nome de grande envergadura no cenário nacional, autora da “Gramática de uso do português” e “Texto e Gramática” (livros mais recentes), desenvolve estudos na área de Linguística, nas linhas de Descrição e ensino de língua, Análise de fatos linguísticos em uso na língua e Estrutura, organização e funcionamento discursivos e textuais. 

A Conferência Magna de Encerramento do evento será proferida pela Professora Dra. Irandé Antunes, da Universidade Federal de Pernambuco.

OBJETIVOS:
 Socializar teoria e prática acerca do tema gramática.
- Divulgar e debater as pesquisas em gramática(s) desenvolvidas na UFC e em outras instituições de ensino superior;
- Impulsionar novas pesquisas acerca da temática do evento ou temas afins;
- Contribuir para a atualização e aperfeiçoamento de professores de línguas: Língua Portuguesa, LIBRAS e Línguas Estrangeiras (clássicas e modernas);
- Promover o intercâmbio de teoria e prática entre pesquisadores de instituições nacionais e estrangeiras, assim como professores de línguas dos Ensinos Fundamental,  Médio e Superior e graduandos de Cursos de Letras acerca do tema gramática.

CRONOGRAMA
Atividades
Datas
Início das inscrições
17/05/2014
Inscrição como Ouvinte
17/05/2014 até 01/11/2014
Inscrição como Participante
17/05/2014 até 06/10/2014
Período de submissão dos resumos
17/05/2014 até 06/10/2014
Período de submissão de trabalhos para publicação em anais do evento.
29/09/2014 até 19/10/2014


Maiores informações aqui.

0 comentários: