II Seminário de Estudos e Pesquisa sobre Memória, Formação Docente e Tecnologia

O Grupo de estudos e pesquisa Memória, Formação e Tecnologia (GEPEMe) desenvolve estudos e pesquisas sobre memória de professores, formação docente e tecnologias da comunicação e da informação e outros temas relacionados a formação de professores, objetivando registrar e interpretar práticas docentes a partir da rememoração docente,  utilizando a memória como dispositivo de  compreensão e análise dessas práticas em um processo de releitura da vivência educativa de professores e alunos da rede pública de ensino básico e superior. 

Assim, em virtude da produção de investigação científica realizada pelo grupo através dos projetos, "Memória de professoras Ribeirinhas"; "Memória Docente e Narrativa de Resistência na Universidade" (Concluídos); "Memória Social da Cidade de Abaetetuba" (PIBIC-UFPA) e "Registros Memorialísticos de Práticas Avaliativas na Escola" (PARD-UFPA), no ano de 2013, o realizou seu 1º Seminário Acadêmico com o objetivo de socializar os resultados das pesquisas desenvolvidas por seus membros e possibilitar intercâmbio com educadores da educação básica e educação superior, alunos de graduação e pós-graduação, assim como com os movimentos sociais locais, para a troca de experiências e saberes dentro do campo da memória e da formação docente.

Considerando a ampliação das atividades do Grupo, a partir de novas pesquisas e ações de extensão desenvolvidas na região do Baixo Tocantins, como o Projeto "Práticas Docentes em Classes Multisseriadas" que vem sendo desenvolvido no município de Igarapé Miri (PA); "Laboratório de Práticas Interdisciplinares"; "Protagonismo Juvenil: direito e democracia"; "Resignificando, aprendendo e compartilhando saberes no curso de Licenciatura em Educação do Campo". Além das orientações de TCC por parte dos pesquisadores do GEPEMe aos discentes do curso de Pedagogia (UFPA/PARFOR) nos municípios da região e da participação em eventos nacionais e internacionais dos pesquisadores e alunos da graduação, o GEPEMe abre mais esse espaço de diálogo. 

EIXOS TEMÁTICOS
1) MEMÓRIA E  EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR
Produções acerca da formação de professores na educação  Básica e superior.  História da profissão docente. Discussões sobre Formação Inicial e continuada articulada a diversas modalidades de ensino.
2) PESQUISA, AUTOBIOGRAFIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Pesquisa sobre práticas de formação, memória e história da profissão docente. Narrativas de si como dispositivo de pesquisa-formação. Processos e trajetórias de formação. A autobiografia na formação de professores. Relatos de experiências de professores. A escrita de si como processo auto-formativo.
3) HISTÓRIA, MEMÓRIA E EDUCAÇÃO DO CAMPO
Escrita  da memória das pessoas comuns. História das populações amazônicas. Escrita da história. Fronteiras e aproximações entre literatura, história. Registros da memória e história da educação do campo. Formação de professores que atuam na educação do campo.
4) MEMÓRIA SOCIAL E PRÁTICAS CULTURAIS
Produções acadêmicas acerca de diferentes trajetórias de uma cultura do feminino e do masculino. Redes de sociabilidade construídas em histórias de vida.  Memória da cidade e de práticas culturais das cidades amazônicas. Memória de resistência de grupos sociais minoritários. Memória da Ditadura e de desaparecidos no Brasil e na Amazônia.
DATAS IMPORTANTES
Inscrição para participação: 12/05 a 23/09/14
Inscrição de trabalhos: 12/05 a 12/07/14
 Divulgação dos trabalhos aceitos: Até 22/08/14


Maiores informações aqui.

0 comentários: