VI Congresso Brasileiro de Educação Especial & IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial
O VI Congresso
Brasileiro de Educação Especial / IX Encontro Nacional dos Pesquisadores da
Educação Especial é uma proposta conjunta da Associação Brasileira de
Pesquisadores em Educação Especial – ABPEE, e do Programa de
Pós-Graduação em Educação Especial – PPGEES da Universidade Federal de São
Carlos- UFSCar, que consideram que o evento é uma ação importante para
estimular a produção científica nessa área, divulgar o conhecimento que vem sendo
produzido, promover o intercâmbio entre pesquisadores e profissionais, e
atender a demanda emergente por novas práticas decorrente da diretriz política
educacional de inclusão escolar adotada pelo país.
O objetivo geral desta
sexta edição será o de promover um fórum próprio para a área de intercâmbio
entre profissionais que atuam em Educação Especial (pesquisadores, políticos e
prestadores de serviços) para debater questões que viabilizem formas de pensar
e agir com maior eficiência nesta área.
Os objetivos específicos do
evento serão:
1. Divulgar e avaliar o conhecimento produzido na área
no âmbito nacional
2. Disseminar as derivações práticas, através da
transferência de tecnologia do atual estágio do conhecimento em diferentes
áreas das consideradas deficiências, altas habilidades/superdotação e
transtornos globais do desenvolvimento;
3. Proporcionar um fórum de integração entre a
produção do conhecimento e a prática junto ao público alvo da Educação
Especial.
4. Promover um intercâmbio entre pesquisadores
nacionais e internacionais.
5. Oportunizar formação continuada para os envolvidos.
EIXOS TEMÁTICOS
- Acessibilidade Tecnologia Assistiva
- Altas habilidades/Superdotação
- Arte-educação e Educação Especial
- Comunicação Alternativa e Ampliada
- Deficiência auditiva/Surdez
- Deficiência física
- Deficiência intelectual
- Deficiência visual
- EAD na Educação Especial
- Educação Física e esportes adaptados
- Famílias de pessoas público alvo da Educação
Especial
- Formação de professores em Educação Especial
- Habilidades sociais para pessoas público alvo da
Educação Especial
- Leitura e escrita e a aprendizagem de alunos público
alvo da Educação Especial
- Múltiplas deficiências
- Pesquisa sobre a produção do conhecimento científico
em Educação Especial
- Políticas educacionais para público alvo de Educação
Especial
- Práticas de inclusão escolar na educação básica
- Práticas de inclusão escolar no ensino superior
- Prevenção e intervenção: fatores de risco e proteção
no desenvolvimento de pessoas público alvo da Educação Especial
- Procedimentos de ensino: acomodações/adaptações
curriculares
- Procedimentos de ensino: avaliação para
elegibilidade e para ensino e aprendizagem
- Serviços de apoio à escolarização inclusiva
- Sexualidade e afetividade de pessoas público alvo da
Educação Especial
- Surdocegueira
- Transtornos globais do desenvolvimento
Veja aqui a lista dos minicursos.
DATAS IMPORTANTES
Prazo para submissão de trabalhos: até 01/08/2014
Publicação no site dos
resultados dos trabalhos aprovados – 01/10/2014
Prazo final para inscrição de autores dos trabalhos
aprovados- 06/10/2014
Maiores informações aqui.
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