II Seminário de Estudos em Práticas de Linguagem e Espaço Virtual


II SEPLEV, cujo tema será “Memória, História, Arquivo: fronteiras e intersecções”, será promovido pelo Núcleo de Estudos em Práticas de Linguagem e Espaço Virtual (NEPLEV - UFPE), no período de 19 a 21 de novembro de 2014, na Universidade Federal de Pernambuco.

O II Seminário de Estudos em Práticas de Linguagem e Espaço Virtual tem por intuito reunir pesquisadores que se dedicam às discussões relacionadas aos processos de constituição, representação e circulação dos discursos, na sua relação com o arquivo e a memória, individual e coletiva, observados em diferentes campos da atividade linguageira, intelectual e cultural.

De caráter multidisciplinar, o seminário pretende constituir-se como um espaço de interlocução entre pesquisadores que, a partir de referenciais teóricos diversos, se ocupam de questões relacionadas às práticas de linguagem e do espaço virtual enquanto lugares de construção dos sentidos da memória, de sua perspectivização histórica e de seu registro, observados nos mais variados campos da cultura.

A proposta do encontro está em consonância com os trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores do NEPLEV, que têm problematizado os efeitos discursivos da ação do imaginário na formação de um domínio da memória. Assim, cabe investigar os embates entre esquecimento e memória, os recortes, deslocamentos, disjunções e retomadas que determinam sua atualização pelos sujeitos nos seus processos de identificação.

DATAS IMPORTANTES
De 21/07 a 01/09: Inscrições com apresentação de trabalho (sessão coordenada e pôster)
De 29/08 a 14/11: Inscrições sem apresentação de trabalho (ouvintes)
Até 19/09: Envio do comunicado de carta de aceite
Até 10/10: Pagamento das inscrições (com apresentação de trabalho)


Maiores informações aqui.

0 comentários: