XII Congresso Luso-Afro-Brasileiro

Nos dias 01 a 05 de fevereiro de 2015, será realizado, em Lisboa, o XII Congresso Luso-Afro-Brasileiro (CONLAB), promovido pela Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa (AILPcsh). O evento tem como tema principal “Imaginar e Repensar o social – Desafios às Ciências Sociais em Língua Portuguesa, 25 anos”.

Este encontro será uma oportunidade para que os cientistas sociais que produzem em língua portuguesa e nos países falantes do português realizem a reconstrução reflexiva e crítica dos 25 anos do CONLAB, que teve a primeira edição realizada em 1990.

O evento tem como objetivo buscar a institucionalização de parcerias no domínio da pesquisa em Ciências Sociais e Humanas nos países de Língua Portuguesa e constituir-se num espaço de exploração e promoção de ideias e projetos relevantes para o desenvolvimento da paz, da democracia e da inclusão num contexto global de profundas e rápidas transformações.

O Congresso estará organizado em duas partes: a primeira consistirá no evento científico onde serão realizadas sessões plenárias (conferências) e paralelas (mesas coordenadas e Grupos de Trabalho). Na ocasião, participarão três professoras da Unilab, Violeta Holanda, Jacqueline Freire e Jacqueline Pólvora, que coordenarão os Grupos de Trabalho “Saúde, Cultura e Religião: um diálogo a partir das práticas terapêuticas culturais e religiosas”, “Educação Superior, Desenvolvimento e Cooperação Sul-Sul” e “Estudos de Gênero: da pesquisa às políticas”, respectivamente.

A segunda parte do Congresso consistirá na dimensão institucional destinada à realização das reuniões estatutárias dos órgãos da AICSHLP, destacando-se a reunião da Assembleia Geral, com a eleição de novos membros dos órgãos da Associação a tomarem posse em 2016.

Membros associados e a comunidade de pesquisadores em Ciências Sociais e Humanas dos sete países falantes do português e demais pesquisadores desses espaços são convidados a participar do evento. Os interessados em enviar trabalhos para apresentar nos GT’s têm até o dia 15 de dezembro de 2014.


Maiores informações aqui.

0 comentários: