V Encontro Norte e Nordeste de História de Educação

O campo de pesquisa e estudos em História da Educação tem se consolidado como importante espaço de reflexão sobre a educação no Brasil. Fruto do esforço de articulação de grupos de pesquisa vinculados a diferentes Instituições de Ensino Superior das regiões norte e nordeste do Brasil que, em conjunto, tem desenvolvido estudos e realizado atividades de divulgação de seus trabalhos surgiu o encontro norte e nordeste de história da educação. Esse encontro é realizado desde 2006 e tem como característica ser itinerante. Já foi realizado no Ceará (2006), Maranhão (2007), Bahia (2010), Sergipe (2012) e, agora, em sua V edição deverá ocorrer no Piauí.

O Piauí, através de seu Programa de Pós-graduação em Educação, tem se constituído em um espaço importante de produção de pesquisas no campo da História da Educação. É, reconhecendo essa produção, que o evento será realizado na UFPI, no corrente ano.

O Encontro norte e nordeste em história da educação é um espaço para a divulgação das pesquisas nessa área e para a constituição de debate entre os grupos de pesquisa que na região tem trabalhado sobre essa perspectiva. Assim, ensejará a oportunidade de formação e discussão da educação pela ótica da História da Educação, tendo como temática geral a história da profissão docente e das instituições escolares.

O Encontro também tem se revelado como momento importante para a articulação com a educação básica e o ensino de graduação ensejando debates em torno da escola, suas propostas e agentes.

Com esse encontro objetivamos continuar o fortalecimento dos laços entre os grupos de pesquisa, divulgar a produção realizada nos programas de pós-graduação, reforçar a articulação com a educação básica e o ensino de graduação.

EIXOS TEMÁTICOS
1)  Livros, leitura e impressos escolares
2) Fontes, arquivos e museus escolares
3) Instituições escolares e política educacional
4) Escrita  Biográfica e Autobiografia na história da educação
5) Circulação de modelos educacionais, missões educativas e intercâmbios
6) Profissão docente e formação de professores
7) Família,  Gênero, Infância  e Juventude
8) Arquitetura, Patrimônio e Cultura material escolar
9) Ensino e Pesquisa em história da educação
10) História da educação e da formação no campo
11) História das disciplinas escolares

DATAS IMPORTANTES
O Evento acontecerá no período de 23 a 26 de novembro de 2014 nos espaços do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal do Piauí.


Submissão de resumos: até 31 de agosto de 2014
Avaliação pelo Comitê Científico: 1 de setembro a 20 de setembro de 2014
Divulgação dos resultados dos trabalhos aprovados: 23 de setembro de 2014
Prazo para recursos: 24 de setembro de 2014
Envio de trabalhos completos: 24 de setembro a 30 de setembro de 2014


Maiores informações aqui.

0 comentários: