VIII SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DE GÊNEROS TEXTUAIS

Criado em 2003, na Universidade Estadual de Londrina, o SIGET é um Simpósio internacional que visa discutir o papel e o funcionamento dos gêneros textuais/discursivos na práticas sociais. Assim foi em Londrina (PR), União da Vitória (PR), Santa Maria (RS), Tubarão (SC), Caxias do Sul (RS), Natal (RN) e Fortaleza (CE).

Em 2015, o SIGET chega a sua 8ª edição, na USP, em São Paulo (SP), como um evento internacionalmente consolidado e de inconteste prestígio acadêmico.

Em suas duas primeiras edições (Londrina e União da Vitória), o SIGET propôs a discussão acerca da pesquisa no Brasil sobre gêneros textuais. Em Santa Maria, na 3ª edição, discutiu-se, sobretudo, a relação entre os gêneros textuais e a importância de uma agenda político-pedagógica para colaborar com as políticas governamentais. Em Tubarão, na 4ª edição, o Simpósio, ao contemplar as diversas escolas de gêneros, consolidou a sua internacionalização. Em Caxias do Sul, na sua 5ª edição, a discussão privilegiou a educação, trazendo o ensino para o foco central das discussões. Na 6ª edição, em Natal, a proposta foi relacionar gêneros e letramentos e na 7ª, em Fortaleza, tratou-se do funcionamento dos gêneros textuais/discursivos nas múltiplas esferas da atividade humana. 

No mesmo ano de 2013, Benedito Gomes Bezerra (UFPE) traduz para o português o livro de Anis Bawarshi e Mary Jo Reiff, publicado em 2010, com o título Gênero: História, teoria, pesquisa e ensino.

“A pesquisa de gêneros no Brasil tem sido especialmente instrutiva pela maneira como faz uma síntese das tradições linguística, retórica e social/sociológica que descrevemos nos três capítulos anteriores, ao mesmo tempo em que também lança mão das tradições de gêneros francesa e suíça. Ao fazer isso, os estudos brasileiros de gêneros oferecem um modo de ver essas tradições como mutuamente compatíveis e capazes de proporcionar ferramentas analíticas e teóricas pelas quais se possa compreender o funcionamento linguístico, retórico e sociológico dos gêneros.” (BAWARSHI; REIFF, 2013, p. 99)

Se isso é verdadeiro, o SIGET tem sido um espaço fundamental para nós de articulação dessas perspectivas e abordagens.

Assim, o VIII SIGET toma por tema a questão de se nossos diálogos no estudo dos gêneros textuais/discursivos realmente instituem uma “escola brasileira” com características próprias e como isso acontece em diversos espaços: nas pesquisa e no diálogo com as diferentes tradições de estudo, também representadas por aqui, e no impacto no ensino e nas políticas públicas de educação linguística, principal, embora não único, campo de atuação social dos pesquisadores brasileiros.

SUBMISSÃO DE TRABALHOS
1) Simpósio Temático
Cada Simpósio Temático - coordenado por dois pesquisadores de instituições diferentes - consistirá de três sessões de comunicação (doutores e doutorandos) com duração de 3 horas e uma sessão de pôsteres com debatedor (mestres, mestrandos, Bolsistas IC ou PIBIC) com duração de 1 hora. Os coordenadores terão a função de coordenar e instigar o debate durante todo o simpósio. 

As propostas de simpósios, com os resumos das comunicações/pôsteres já previstos deverão ser submetidos no período de 20 de dezembro a dia 5 de fevereiro de 2014

Os proponentes de simpósios deverão apresentar um resumo do Simpósio com até 200 palavras (ou 1000 caracteres sem espaço ou 1300 com espaço). O resumo, acompanhado do título, deverá ser submetido em duas das quatro línguas oficiais do congresso: português, inglês, francês e espanhol

Os Simpósios devem ser submetidos a um dos seguintes eixos temáticos: 
1   Gêneros textuais/discursivos e Ensino/Aprendizagem  
2   Gêneros textuais/discursivos e Formação de professores 
3   Gêneros textuais/discursivos e Multimodalidade/Multiletramentos 
4  Gêneros textuais/discursivos e Tecnologias digitais 
5   Gêneros textuais/discursivos e Atividades profissionais  
6  Gêneros textuais/discursivos e Literatura/Mídias
7   Gêneros textuais/discursivos e Descrição de línguas/linguagens.

2) Comunicações em Simpósios Temáticos e Pôster

A partir de 10 março até 10 de abril, propostas de comunicações e pôster poderão ser inscritas em Simpósios específicos.


Maiores informações aqui.

0 comentários: