X SEMINÁRIO DE LEITURA E PRODUÇÃO NO ENSINO SUPERIOR

O SLEPES é um evento ligado à Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras. Porém, não está restrito e nem se destina somente aos profissionais da área de Letras. Desde a sua criação, em 1999, contou com a participação de profissionais de várias áreas. É um evento interdisciplinar, com interesse voltado para as questões de leitura, escrita e produção de conhecimento em várias áreas. Nesse sentido, é importante delimitar que leitura e escrita aqui é sempre entendida como meios que possibilitam a apropriação e a produção de conhecimentos.

Assim, ao escolher o tema geral "Os desafios da produção de conhecimento na universidade contemporânea", buscaremos, em toda a proposta de programação, responder aos seguintes questionamentos: Quais teorias e reflexões estamos produzindo em diferentes áreas? Quais pesquisas e conhecimentos estamos produzindo com vistas a formação de professores? Como aliamos teoria e práticas? Quais desafios e dificuldades permeiam a produção de conhecimento na universidade?

Para construir respostas para essas perguntas ao longo do evento, partiremos do pressuposto que refletir sobre a leitura e produção no ensino superior passa pela necessidade de tematizar o advento de uma passagem que vem se tornando cada vez mais rara: o momento em que um sujeito abandona sua dificuldade para escrever palavras que lhe sejam próprias e se autoriza a iniciar e a sustentar uma produção. No caso da Universidade, a excessiva reprodução de palavras gastas, entre elas a da própria crítica, nem sempre produtiva, funciona como um silenciador da dimensão da criação. Frente a isso, este Seminário interroga: Que respostas a Universidade de hoje, rompendo com este ciclo sintomático, poderá deixar para aqueles que se interrogam sobre o sentido de ler e escrever na escola?

Mantendo-se o sentido e o propósito da interrogação sobre como estamos aliando, na universidade contemporânea, as questões relacionadas às teorias, a produção de conhecimento e a formação acadêmica, foram convidados especialistas que possuem trabalhos relevantes na intersecção do tema geral do evento. Ou seja, tais especialistas foram chamados para discutir questões relacionadas aos seguintes temas: a produção do conhecimento na universidade contemporânea, a leitura e a escrita nos cursos de Pós-Graduação, a leitura e a escrita na formação de professores, o fazer científico nas diversas áreas do conhecimento, produção de conhecimento, leitura e escrita no ensino superior em diversos países (Brasil, Colômbia, França, Costa Rica, Honduras).

Assim, com a intenção de debater os diversos desafios e avanços que contornam o tempo presente, na 10ª. edição, a ideia é ampliar o escopo da discussão em torno das questões relevantes para as políticas de pesquisa e ensino e concentrar-se na convergência de saberes inerentes as produções de conhecimento e suas relações com o ensino na sociedade contemporânea. Por esse prisma, a discussão proposta para o X SLEPES é relevante também porque permitirá (dentro de um escopo de relações sobre produções locais, nacionais e internacionais) a promoção de discussões acerca de como o lugar de produção de conhecimento funciona imperativamente como chancela (positiva ou negativa) sobre os realizadores, sobre as concepções de leitura, escrita, ensino e pesquisa.
Em suma, na organização deste evento, estamos assumindo que os próprios fundamentos (sociais e teóricos) de produção e formação, vigentes na universidade contemporânea, devem ser rigorosa e vigilantemente questionados, e o discurso deve ser visto como lugar privilegiado de “disputa política permanente”. É nessa perspectiva que, no escopo da discussão que interessa a este seminário, são apontadas possibilidades profícuas de articulação, discussão entre aqueles que produzem teorias e práticas sobre leitura, escrita e produção de conhecimento em diferentes áreas.

EIXOS PARA INSCRIÇÃO DAS COMUNICAÇÕES INDIVIDUAIS E COORDENADA
1   A produção do conhecimento na universidade contemporânea.
2   O diálogo entre Educação Básica e o Ensino Superior a respeito dos processos de leitura e escrita.
3   Leitura e escrita no ensino de ciências da natureza e matemática.
4  Leitura e escrita no ensino de ciências humanas e sociais.
5   Leitura e escrita no ensino das ciências da linguagem.
6  O impacto das avaliações institucionais nos processos de leitura e escrita.
7   Leitura e escrita nos cursos de Pós-graduação
8  Leitura e escrita na formação de professores.
9 O lugar da pesquisa nos programas de formação de professores.

PRAZOS E VALORES DE INSCRIÇÃO

MODALIDADE DE PARTICIPAÇÃO
DATA LIMITE PARA SUBMISSÃO
DATA LIMITE PARA PAGAMENTO
VALOR
Professores/pesquisadores de Universidades e Institutos Federais com apresentação de trabalho.
23/02/15 a 10/04/15
10/05/15
R$ 150,00
11/04/15 a
05/05/15
05/06/15
R$ 200,00
Pós-graduando com apresentação na modalidade oral de trabalho
23/02/15 a 10/04/15
10/05/215
R$ 100,00
11/04/15 a 05/05/15
05/06/15
R$ 150,00
Graduando com apresentação de comunicação ou painel (pôster)
23/02/15 a 10/04/15
10/05/15
R$ 50,00
11/04/15 a 05/05/15
05/06/15
R$ 80,00
Professores da Educação Básica da Rede Pública com apresentação de comunicação oral ou painel.
16/10/14 a 25/03/15
ISENTOS
ISENTOS
Professores da Educação Básica da Rede Pública sem apresentação na modalidade oral de trabalho.
10/07/14 a 30/04/15
ISENTOS
ISENTOS
Ouvintes
15/10/14 a 25/02/15
23/02/15 a 10/04/15
R$ 50,00
26/02/15 a 10/05/15
11/04/15 a 05/05/15
R$ 80,00

































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