Seminário de Avaliação de Proficiência em Língua Estrangeira

O SEMAPLE constitui um evento especializado em avaliação nas perspectivas da Linguística Aplicada (LA) e um fórum inovador no contexto brasileiro, no qual se tratam de questões relacionadas à avaliação de proficiência em língua estrangeira (LE).

Em sua terceira edição, o III SEMAPLE constituirá um evento internacional que acontecerá nas dependências da Universidade de Brasília (UnB), dias 7 e 8 de maio de 2015, pela primeira vez no Centro-Oeste do país, e será organizado pelo grupo de pesquisa Avaliação e Formação Docente em Línguas Estrangeiras (Avalia), coordenado pelas professoras doutoras Vanessa Borges de Almeida (UnB) e Gladys Plens de Quevedo Pereira de Camargo (UnB) e certificado pela UnB junto ao CNPq, em pareceria com o grupo de pesquisa Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras: Crenças, Construtos e Competências (ENAPLE-CCC), coordenado pelo professor doutor Douglas Altamiro Consolo (UNESP – São José do Rio Preto) e Vera Lúcia Teixeira da Silva (UERJ/ISAT). Será uma realização do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada (PGLA) e do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (LET) da UnB.

O evento incluirá conferências, mesas-redondas, minicursos, oficinas e sessões de comunicação oral, de trabalhos em andamento e de pôsteres.

Os trabalhos submetidos devem se enquadrar em um dos seguintes eixos temáticos:
· Avaliação para fins específicos (ex: acadêmico, profissional)
· Avaliação de proficiência em diferentes idades
· Políticas de avaliação de proficiência (interrelação entre políticas de avaliação, ensino
de línguas e imigração)
· Desenvolvimento e implementação de testes de proficiência
· Avaliação de proficiência e certificação profissional
· Letramento em avaliação de proficiência (usuários e centros aplicadores)
· Desenvolvimento e implementação de quadros de referência para avaliação e ensino de
línguas
· Validação e justiça na avaliação de proficiência
· Ética na avaliação de proficiência
· Interfaces entre perspectivas cognitivas e sociais na avaliação de proficiência
· Consequências sociais da avaliação de proficiência (efeito retroativo e impacto)
· Tecnologias na avaliação de proficiência
· Avaliação de proficiência e inovação

Os resumos deverão ser enviados pela página do evento até o dia 30 de janeiro de 2015.


Maiores informações: http://www.semaple.org

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