IV Simpósio Nacional e o II Simpósio Internacional Discurso, Identidade e Sociedade

O IV Simpósio Nacional e o II Simpósio Internacional Discurso, Identidade e Sociedade (SiDIS), cujo tema central é "Discursos, Fronteiras e Hibridismos", é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA) e do Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE), da Universidade Estadual do Ceará (UECE); do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal do Ceará (UFC); e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). O evento acontecerá de 9 a 11 de dezembro de 2015 no Centro de Humanidades da UFC, na cidade de Fortaleza, capital do estado do Ceará.

Este evento pretende dar continuidade e ampliar as discussões realizadas no III Simpósio Nacional e no I Simpósio Internacional, sediados em Campinas, no estado de São Paulo, e promovidos pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 2012. Desde a sua primeira edição, realizada no Rio de Janeiro pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o SiDIS tem se consolidado pela sua natureza multi e interdisciplinar, já que abriga pesquisadores de vários campos do conhecimento, dialogando dentro de arcabouços teórico-metodológicos diversos. Nesse sentido, o objetivo principal do simpósio é congregar pesquisadores das áreas de Estudos da Linguagem, Filosofia, Educação, Comunicação, Design, História, Economia, Geografia, Antropologia, Sociologia, Ecologia, Saúde e Psicologia que estão atuando no campo de estudos identitários.

Em meio a um cenário de crise global marcado pela nova lógica do capitalismo transnacional, com suas fronteiras sempre indefinidas, fluidas e em constante expansão, as subjetividades e socialidades constituem-se em linhas tênues, marcadas pela ambivalência e pela contradição. Nesse sentido, a compreensão das tensões e dos conflitos de ordem social, política, étnico-racial, sexual, religiosa, cultural e ecológica solicita uma agenda de pesquisa em praticamente todas as áreas de conhecimento acima mencionadas. Uma agenda que busque compreender o papel das trajetórias nômades, híbridas, dialógicas e provisórias das identidades. Além disso, as Ciências Humanas e Sociais, de um modo específico, têm reconhecido o lugar central que o discurso ocupa na compreensão das identidades e da vida social.

Sendo assim, o Simpósio focalizará pesquisas que se centram na relação entre o discurso, a identidade e a sociedade, constituindo três categorias interligadas que se desdobrarão, nesta quarta edição do evento, no tema "Discursos, Fronteiras e hibridismo", a ser trabalhado em onze eixos temáticos.

Espera-se que um evento dessa natureza possa ser útil para a produção de conhecimento interdisciplinar, uma das grandes metas das agendas contemporâneas de pesquisa, no sentido de favorecer a organização de grupos de trabalho formados por pesquisadores de áreas diferentes. Desse modo, convidamos pesquisadores e alunos de programas de pós-graduação stricto sensu de universidades brasileiras e estrangeiras, que atuam nas áreas acima mencionadas, a apresentarem trabalhos que se baseiem em pesquisa teórica e/ou empírica e que tenham como escopo a compreensão das IDENTIDADES como heterogêneas e múltiplas em suas áreas de pesquisa.

EIXOS TEMÁTICOS
1º Territórios, Fronteiras e Etnicidade
2º Corpo, Saúde e Identidade
3º Narrativa e Memória
4º Exclusão e Violência
5º Sexualidade e Gênero
6º Linguagem e Subjetividades
7º Comunicação, Design e Vida Urbana
8º Ação Política e Movimentos Sociais
9º Artes, Mediações e Práticas Culturais
10º Processos de Formação e Ensino
11º Infância e Mídia

O prazo final para envio de resumo é até o dia 15 de setembro.


0 comentários: