XI SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE ENSINO DE LÍNGUA MATERNA E ESTRANGEIRA E DE LITERATURA
A
formação linguística e literária, seja em língua materna seja em língua
estrangeira, não pode ser pensada de forma desarticulada das relações dos
sujeitos entre si e com o mundo e a história que os (a)cercam, dos discursos,
políticas e práticas nos variados espaços – escolares e não escolares – de
educação e formação. A linguagem, portanto, é uma “experiência total”, ao mesmo
tempo gnosiológica, pedagógica, estética e ética, como diz Paulo Freire. E por
isso é uma prática de comunicação, de interação, mas também de produção de
sujeitos e de sentidos.
É na
consideração desse contexto amplo de formação e transformação dos sujeitos e de
suas práticas de/com a(s) linguagem(ns) e a(s) língua(s) que o XI SEMINÁRIO
NACIONAL SOBRE ENSINO DE LÍNGUA MATERNA E ESTRANGEIRA E DE LITERATURA (IX
SELIMEL) assume o tema central “EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA E LITERÁRIA:
DISCURSOS, POLÍTICAS E PRÁTICAS”. Esse tema sugere, assim, uma possibilidade de
reflexão sobre a linguagem, as línguas e seu ensino não apenas como questão de
instrumentalização formal ou técnica para a reprodução social, mas como uma
questão de formação geral para o reconhecimento e transformação de identidades
políticas, culturais e profissionais.
Com
o tema “EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA E LITERÁRIA: DISCURSOS, POLÍTICAS E PRÁTICAS”,
esperamos, portanto, motivar estudantes, professores e pesquisadores do campo
dos estudos da linguagem, das línguas, das literaturas, e áreas afins, em suas
diferentes vertentes teóricas, a problematizarem os discursos, as políticas e
as práticas que dão forma e sentidos aos diferentes sujeitos, objetos e
processos implicados na formação da/para a educação linguística e literária,
seja em língua materna seja em línguas estrangeiras.
O
tema geral selecionado para esta versão do SELIMEL se desmembrará em duas
direções, que se articulam:
a) a
dos processos educativos e de ensino e aprendizagem da língua portuguesa, como
língua materna ou estrangeira, e de línguas estrangeiras, em espaços escolares
e não-escolares;
b) o
da formação de professores de línguas (materna e estrangeiras), de literatura
(materna e estrangeiras) e de tradutores.
O
evento, que ocorrerá no período de 04 a 06 de novembro de 2015, é uma
realização do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (PÓS-LE) da UFCG
e seus Grupos de Pesquisa: Teorias de linguagem e ensino, Abordagens de
textos literários na escola, Estudos da tradução: teoria, prática e
formação do tradutor e Ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras,
todos cadastrados no CNPq.
O IX
SELIMEL tem o apoio da Unidade Acadêmica de Letras da UFCG, da Direção do
Centro de Humanidades, das Pró-Reitorias de Administração e Pós-Graduação da
UFCG e da Editora da UFCG (EDUFCG).
O
PÓS-LE e os Grupos de Pesquisa promotores do IX SELIMEL envolvem professores e
alunos de pós-graduação, bem como alunos de graduação, principalmente os
interessados e envolvidos em iniciação científica e outros projetos
institucionais de extensão e apoio ao ensino, promovendo um produtivo diálogo
acadêmico-científico entre pesquisadores das áreas de Linguística, Literatura,
Educação e, mais recentemente, Discurso e Tradução.
Conheça
os grupos temáticos.
Prazo
para submissão de trabalho: 9 de agosto de 2015.
Maiores informações: http://www.selimel.com.br
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