XII Ciclo de Debates, Oficinas e Mostra de Trabalhos sobre Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais
O Grupo
Interdisciplinar de Estudos sobre Educação Inclusiva e Necessidades
Educacionais Especiais - GEINE - promove o XII Ciclo de Debates, Oficinas e
Mostra de Trabalhos, visando aprofundar a reflexão sobre processos
educativos e práticas pedagógicas que contribuem para tornar a escola uma
instituição acessível ao público alvo da Educação Especial.
Abrir o
debate sobre essa temática significa levantar questões relativas à inclusão
escolar e profissional de pessoas com deficiências através do diálogo e
articulação com projetos de professores, técnicos e estudantes nos diversos
campos de conhecimento.
O evento XII
Ciclo de Debates, Oficinas e Mostra de Trabalhos sobre Educação Inclusiva e
Necessidades Educacionais Especiais encontra-se em consonância com o
esforço da equipe de pesquisadores do Grupo Interdisciplinar de Estudos
sobre Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais - GEINE da
Faculdade de Educação da UFMG, no sentido de articular, ampliar e consolidar o
projeto de formação de professores para inclusão escolar. Essa proposta do GEINE
busca contribuir para a formação de novas gerações de professores e professoras
mais sensíveis e responsáveis para com a prática da Inclusão Escolar de
crianças com deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas
Habilidades/Superdotação nas escolas da Educação Básica, para a rede pública.
O XII Ciclo
de Debates, Oficinas e Mostra de Trabalhos sobre Educação Inclusiva e
Necessidades Educacionais Especiais conta com o apoio do Programa de Apoio a
Eventos no País (PAEP) da CAPES. A iniciativa busca sensibilizar alunos e
professores do curso de Pedagogia e demais Licenciaturas da UFMG acerca das
questões referentes à inclusão nos diferentes níveis e modalidades de ensino.
Pretende, ainda, incluir a discussão acerca das atividades e práticas
pedagógicas inovadoras inclusivas para a sala de aula, criação e construção de
materiais pedagógicos específicos para acompanhamento pedagógico de crianças,
jovens e adultos público alvo da Educação Especial.
EIXOS TEMÁTICOS
- Política da Educação Especial no
Brasil;
- Processos educativos para inclusão do
público alvo da Educação Especial;
- Tecnologias e recursos pedagógicos
assistivos;
- Avaliação da Aprendizagem na escola
comum da Educação Básica.
PRAZO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS: até 15 de julho de 2015.
Maiores
informações: http://geineufmg.com.br/ciclo/
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