XII Ciclo de Debates, Oficinas e Mostra de Trabalhos sobre Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais

O Grupo Interdisciplinar de Estudos sobre Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais - GEINE - promove o XII Ciclo de Debates, Oficinas e Mostra de Trabalhos, visando aprofundar a reflexão sobre processos educativos e práticas pedagógicas que contribuem para tornar a escola uma instituição acessível ao público alvo da Educação Especial.

Abrir o debate sobre essa temática significa levantar questões relativas à inclusão escolar e profissional de pessoas com deficiências através do diálogo e articulação com projetos de professores, técnicos e estudantes nos diversos campos de conhecimento.

O evento XII Ciclo de Debates, Oficinas e Mostra de Trabalhos sobre Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais encontra-se em consonância com o esforço da equipe de pesquisadores do Grupo Interdisciplinar de Estudos sobre Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais - GEINE da Faculdade de Educação da UFMG, no sentido de articular, ampliar e consolidar o projeto de formação de professores para inclusão escolar. Essa proposta do GEINE busca contribuir para a formação de novas gerações de professores e professoras mais sensíveis e responsáveis para com a prática da Inclusão Escolar de crianças com deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotação nas escolas da Educação Básica, para a rede pública.

O XII Ciclo de Debates, Oficinas e Mostra de Trabalhos sobre Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais conta com o apoio do Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP) da CAPES. A iniciativa busca sensibilizar alunos e professores do curso de Pedagogia e demais Licenciaturas da UFMG acerca das questões referentes à inclusão nos diferentes níveis e modalidades de ensino. Pretende, ainda, incluir a discussão acerca das atividades e práticas pedagógicas inovadoras inclusivas para a sala de aula, criação e construção de materiais pedagógicos específicos para acompanhamento pedagógico de crianças, jovens e adultos público alvo da Educação Especial.

EIXOS TEMÁTICOS
- Política da Educação Especial no Brasil;
- Processos educativos para inclusão do público alvo da Educação Especial;
- Tecnologias e recursos pedagógicos assistivos;
- Avaliação da Aprendizagem na escola comum da Educação Básica.

PRAZO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS: até 15 de julho de 2015.


Maiores informações: http://geineufmg.com.br/ciclo/

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