5º Congresso de Literatura Fantástica de Pernambuco


É com imensa satisfação que o Belvidera – Núcleo de Estudos Oitocentistas, núcleo de estudos e grupo de pesquisa do Departamento de Letras da Universidade Federal de Pernambuco, anuncia agora a abertura das inscrições para o seu 5º Congresso de Literatura Fantástica de Pernambuco (5º CLIF-PE), a ocorrer entre os dias 09, 10 e 11 de dezembro de 2015, com o tema “Grotescos”. Fiquem atentos aos informes gerais referentes ao período de inscrições. Todas as dúvidas poderão ser tiradas através do email quintoclif@gmail.com. Nossas saudações a todos os pesquisadores da literatura fantástica; estaremos de portas abertas para recebê-los em Recife na segunda semana de dezembro deste ano.

INSCRIÇÕES:
1) Propostas de comunicação/palestra
- Período para envio: 15 de agosto a 15 de outubro de 2015 (inscrições gratuitas).
- Email para contato: O(a) proponente deverá enviar um resumo expandido para o email quintoclif@gmail.com, com o seguinte título: PROPOSTA DE COMUNICAÇÃO. 
- Será aceita apenas uma inscrição por proponente, não sendo admitida proposta de comunicação em dupla.
- Dados sobre o resumo expandido: O resumo expandido, enviado em anexo (arquivo Word), não deverá ultrapassar uma lauda (página), em fonte Times New Roman 12, entrelinha simples, sem resumos ou palavras-chave. Ao final do resumo, o(a) proponente deverá informar nome completo, cpf, endereço residencial e telefones para contato.
- Currículo Lattes: É necessário também enviar em anexo a este mesmo email o Currículo Lattes atualizado (em formato pdf), com todas as informações acadêmicas do(a) proponente.
- Análise e divulgação: A análise das propostas ficará a cargo da Comissão acadêmica do 5º CLIF-PE, a qual observará o ineditismo, as problematizações teóricas e conceituais das mesmas, bem como suas possíveis contribuições ao estudo da literatura fantástica e gêneros/modos/subgêneros/estéticas afins. Também é importante levar em conta o tema do evento – “Grotescos” – o qual dará amplo destaque ao estudo dos aspectos ligados às teorias do grotesco em seus imbricamentos com as mais diversas vertentes da literatura fantástica (fantástico, horror, ficção científica, novela gótica, conto de fadas, realismo mágico etc.), da literatura antiga à contemporânea, também abrindo espaço, se for o caso, aos estudos intersemióticos (a Literatura em suas relações com as Artes visuais, Quadrinhos, Cinema, Games etc.). A divulgação das comunicações aprovadas ocorrerá até o dia 30 de outubro, no blog www.fantasticoempernambuco.blogspot.com
- Para pessoas que moram em outros Estados, o aceite em relação às propostas de comunicação poderá ser enviado via email antes do prazo oficial de divulgação, tendo em vista a organização para o deslocamento ao Recife.
- Palestra ou comunicação: Cabe à Comissão Acadêmica do 5º CLIF-PE a organização da programação geral do evento. Professores doutores, doutorandos e mestrandos poderão compôr mesas-redondas e realizar palestras com duração de até 40 minutos. Discentes e outros pesquisadores comporão as sessões de comunicação (cada comunicação com tempo de 20 minutos).
- Entrega de certificados: Os certificados oficiais emitidos pela Proext/UFPE só serão entregues algumas semanas após a realização do evento. Aos que moram fora de Pernambuco ou muito longe da região metropolitana do Recife, os certificados serão enviados via Correios. Declarações serão entregues após a realização das palestras, enquanto os certificados oficiais são preparados.
- Envio de artigos: Os pesquisadores selecionados para compôr a grade do evento terão até o dia 31 de março de 2016 para enviar os artigos completos para publicação em livro, para o email quintoclif@gmail.com. Haverá, como de praxe, uma seleção dos melhores artigos para compôr a obra, a ser publicada pela Editora da UFPE no segundo semestre de 2016. As regras de formatação dos artigos só serão divulgadas após a realização do 5º CLIF-PE.

2) Inscrições para ouvintes

- Período: 15 de agosto a 15 de outubro de 2015 (inscrições gratuitas)
- Email inscrição ouvintes: Os interessados em realizar inscrições de ouvinte para o 5º CLIF-PE deverão enviar um email para o endereço eletrônico ouvinteclif@gmail.com, com o seguinte título, em caixa alta: INSCRIÇÃO OUVINTE. No email, informar, nesta ordem, os seguintes dados: nome, instituição de ensino/curso, cpf, rg, endereço residencial e telefone. O público em geral – e não só o acadêmico – também poderá se inscrever (se for o caso, deve-se enviar todos os dados anteriores, menos o referente à instituição de ensino).
- Limite de vagas: O 5º CLIF-PE dispõe de 300 vagas para ouvintes. Contudo, caso as vagas não sejam preenchidas, novas inscrições poderão ser efetuadas até o início do evento, no local em que estará ocorrendo (inscrição presencial). Ultrapassando o número de inscritos (300), uma lista reserva também será construída, no intuito de oferecer a todos os interessados acesso ao evento, respeitando-se os limites físicos dos auditórios em que as palestras e comunicações serão realizadas.
- Da entrega dos certificados: Para se adquirir certificados de participação, os ouvintes do 5º CLIF-PE deverão se cadastrar via email e assistir, no mínimo, às palestras de dois turnos diários (manhã, tarde ou noite) dos três dias do evento, assinando as respectivas listas de presença.
- Entrega de certificados: Os certificados oficiais emitidos pela Proext/UFPE só serão entregues algumas semanas após a realização do evento. Aos que moram fora de Pernambuco ou muito longe da região metropolitana do Recife, os certificados serão enviados via Correios.

3) Inscrições para mostras artísticas (Artes plásticas, Fotografia e Curtas-metragens)

3.1) Artes visuais: A Mostra de Artes visuais comporá o Salão de Arte Fantástica do 5º CLIF-PE e tem caráter competitivo (envolvendo Artes plásticas, Fotografia, Desenho e Escultura conjuntamente). A melhor obra – selecionada após julgamento de Comissão a ser formada pela CO do evento – ganhará um certificado especial. Também serão ofertadas duas Menções honrosas. Os interessados irão enviar fotografias de seus trabalhos inéditos – quadros, desenhos e/ou esculturas, em suportes tradicionais, não sendo possível, por questões de espaço, outros suportes e instalações – até o dia 30 de outubro de 2015, com um limite de até 05 sugestões de obras por artista. As fotos das obras de arte serão enviadas em anexo para o emailquintoclif@gmail.com, com o título INSCRIÇÃO MOSTRA DE ARTES VISUAIS,contendo mensagem no espaço de texto referente às dimensões de cada obra, título, nome e dados do artista (endereço, telefone) e temática abordada (resumo em até 05 linhas). Os artistas deverão se responsabilizar pelo transporte das peças selecionadas até a UFPE (em dia anterior à abertura do evento, a combinar). O 5º CLIF-PE se responsabilizará pela segurança das mesmas durante o período de realização do evento.

3.2) Fotografia: Os interessados irão enviar fotografias autorais inéditas que trabalhem motivos estéticos ligados ao tema do 5º CLIF-PE, “Grotescos” (em seus imbricamentos com a estética fantástica), até o dia 30 de outubro de 2015, com um limite de 05 sugestões de fotos por artista, anexadas, para o emailquintoclif@gmail.com, e com o título INSCRIÇÃO MOSTRA DE FOTOGRAFIA. Deve-se acrescentar, no espaço de texto do email, dados referentes ao título, nome do artista e temática abordada (resumo em até 05 linhas). É permitido o uso de ferramentas tecnológicas de edição de imagens sobre as fotografias autorais, mas se conferirá destaque aos trabalhos em que haja menos ‘interferências’ computadorizadas. As fotos deverão ser enviadas em formato digital (arquivo jpg), permitindo-se um peso máximo de 1 MB por imagem. Os fotógrafos selecionados ficarão responsáveis pela impressão das imagens escolhidas na qualidade que desejarem, respeitando-se o formato obrigatório para exposição: 15 x 20 cm, bem como seu transporte à UFPE em dia anterior à abertura do evento (a combinar). Fotografias oriundas de núcleos coletivos poderão ser identificadas sob o nome do referido Núcleo, se assim o desejarem os artistas.

3.3) Mostra de curtas-metragens: Já a programação da mostra de produções audiovisuais do 5º CLIF-PE reunirá trabalhos voltados a roteiros que abordem o fantástico, o maravilhoso, o horror, o imaginário popular ou exponham a influência da temática “Grotescos” (em seus imbricamentos com a estética fantástica). A participação na mostra será aberta a qualquer produtor da área, desde que a peça submetida à apreciação da Comissão organizadora tenha o português como idioma principal (em caso de obras estrangeiras, faz-se necessária a utilização de legendas). Quanto à duração, as produções deverão ser de curta metragem – com, no máximo, quarenta (40) minutos de duração – dentro dos gêneros ficção e/ou documentário. Serão aceitas peças realizadas em qualquer formato audiovisual: animação, película, vídeo, vídeo digital, mas todos os trabalhos deverão ser entregues em formato DVD para viabilizar a exibição nos dias do evento. Os trabalhos poderão ser enviados via internet ou poder-se-á agendar sua entrega no Depto. de Letras da UFPE em hora a combinar através do email quintoclif@gmail.com. Cada proponente (ou grupo de proponentes) poderá inscrever até três (03) trabalhos, que serão submetidos à Comissão organizadora em nome de, no máximo, três pessoas identificadas como diretores. O prazo de entrega se encerrará no dia 30 de outubro de 2015. A escolha das produções ficará a cargo da Comissão organizadora, seguindo-se os critérios de originalidade, conteúdo, qualidade artística e qualidade técnica.

- Todas as inscrições são gratuitas. A divulgação final dos escolhidos para as Mostras de Artes visuais, Fotografia e Curtas-metragens será realizada até o dia 15 de novembro de 2015, na página do evento, e todos os autores selecionados receberão certificados de participação. Os locais para montagem do Salão de Arte Fantástica do 5º CLIF-PE e para exibição da Mostra de Curtas-metragens ainda estão sendo definidos pela CO. Será possível vender – apenas ulteriormente, quando finalizadas as Mostras – as obras expostas no Salão de Arte Fantástica do 5º CLIF-PE, para possíveis compradores que o visitem, se assim o desejarem os artistas.

0 comentários: