XII Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários


O Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários é um evento anual promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Letras, única instituição que forma mestres e doutores em Literatura no Ceará. Com concentração na área de Literatura Comparada, o Curso tem contribuído para a formação de pesquisadores e professores de Literatura, em todos os níveis de ensino, tanto do médio e do fundamental, quanto do superior. A primeira edição do evento ocorreu em 2003, com o objetivo de realizar o debate sobre os Estudos Literários, difundido o diálogo com outras áreas do saber, tais como a Filosofia, a História, a Sociologia, a Antropologia, a Linguística, a Psicologia, a Pedagogia, as Artes, entre outras.

Contando com a rica colaboração de professores, pesquisadores, intelectuais e artistas do âmbito regional, nacional e internacional, Os Encontros apresentam conferências, mesas redondas, comunicações orais, oficinas, minicursos e manifestações artísticas, almejando o incentivo constante da produção crítica, da conscientização do papel cultural e social da Literatura e de sua apreciação estética.

Este ano, o Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários tem como tema a LITERATURA e o ENSINO.

O crítico Tzvetan Todorov, em Literatura em perigo (2009), fala-nos do perigo que atualmente ronda a Literatura: “o de não participar da formação cultural do indivíduo, do cidadão”. Ele não é o único. Diversos críticos e intelectuais, como Antônio Cândido, Leyla Perrone-Moisés, Antoine Compagnon, Vincent Jouve, Umberto Eco expressam a sua preocupação acerca da crise da leitura, do livro e da Literatura. Sobre o atual panorama da arte literária e dos Estudos Literários, cabem as seguintes indagações: Por que cursar uma Faculdade de Letras? Por que ler textos literários se há outras opções midiáticas e eletrônicas mais atraentes e menos complicadas? A literatura é ensinável? Qual o papel da literatura atualmente? O que a Literatura tem a dizer ao homem do século XXI?

O objetivo do Encontro Interdisciplinar desse ano é colocar em debate as mais variadas problemáticas relacionadas à Literatura e ao Ensino, de modo interdisciplinar, envolvendo pesquisadores das áreas de Letras, História, Sociologia, Educação, Arte, Filosofia. Os temas e problemas a serem debatidos são: o lugar e a importância da literatura no Brasil e no mundo; as políticas educacionais e o ensino de Literatura; a representação da literatura nos livros didáticos; o ensino da literatura nos Cursos de Letras presenciais e em EAD; as atuais discussões da Literatura Comparada no Brasil e em outros centros acadêmicos; a Literatura e o ensino das línguas estrangeiras.

EIXOS TEMÁTICOS:
- LITERATURA E A ESCOLA;
- LITERATURA E LEITURA;
- LITERATURA E O ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS;
- LITERATURA E O ENSINO SUPERIOR;
- O ENSINO DE LITERATURA COMPARADA;
- LITERATURA E O ENSINO DE OUTROS SABERES;
- LITERATURA E AS ARTES.

DATAS E VALORES DAS INSCRIÇÕES:



0 comentários: