XVIII Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino
O ENDIPE 2016, seguindo sua
tradição de ser um evento que põe em pauta os temas da didática e da prática de
ensino, pensados em contextos concretos do vivido da realidade, propõe como
tema: “Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas
da educação pública”.
Depois de 14 anos, o evento
retorna ao Centro-Oeste; acontece em Mato Grosso pela primeira vez.
O tema do ENDIPE 2016 tem
em seu centro Didática e a Prática de Ensino. Mas como sabemos, “Ao focar o
ensino como seu objeto de estudo, a didática precisou construir formas de
compreender e dialogar com as circunstâncias que foram e estão se configurando
a cada instante. (PIMENTA, FUSARI, ALMEIDA, FRANCO. A construção da didática
no GT Didática – análise de seus referenciais, 2013). Pois a prática de
ensino situada vem com a mesma força reflexiva dos outros Encontros.
Neste momento, não há como
deixarmos de lado o contexto político que vivemos. Político no sentido
clássico, como preocupações com o espaço público, com os desdobramentos das
ações dos governos em todos os níveis. Neste momento em que o ENDIPE sai às
ruas para avisar de sua chegada em 2016, passamos por questões que atingem
diretamente nossa reflexões acerca da Didática e da Prática de Ensino: o
processo de provação das Diretrizes Nacionais para os cursos de Formação de
Professores; a elaboração dos Planos Estaduais e Municipais de Educação, com as
fortes reações às questões de gênero; uma avassaladora onda conservado que tem
tomado o país; a substituição dos debates didáticos e soluções pedagógicas ao
problema do ensino pela medicalização em massa de nossas crianças; as condições
objetivas de trabalho dos professores que permanecem fora da agenda de
prioridade dos governos; a reação dos gestores públicos e da população ante à
manifestação legítima de professores, sempre com violência e descaso; a falta
de clareza do governo federal sobre o que realmente importa em termos de
financiamento da educação no nível fundamental, médio e superior.
Ao mesmo tempo,
cotidianamente, milhares de professores nos mais de 5ooo municípios do país,
recebem seus alunos e vivem as situações mais contraditórias; colhem sucesso, a
despeito da preocupação pública com a educação; amargam fracassos, pelo qual
são, muitas vezes culpabilizados. É como se estivessem no fogo cruzado entre os
discursos produzidos por governos, população, organizações, lutando para
encontrar resposta consistentes e transformadoras.
O ENDIPE não
consegue responder a todas essas questões, mas faz seu papel de insistir no
debate em vista da construção de uma escola laica, pública, gratuita, um
educação que atinja a todos em direção à compreensão das diferenças, da
inclusão, que tenha como objetivo a excelência de sua qualidade.
Eixo Temático 1: Didática e
prática de ensino: desdobramentos em cenas na educação pública
Subeixo 1 – Didática: relação teoria/prática na
formação escolar
Subeixo 2 – Práticas pedagógicas: constituição
da docência em outros olhares
Subeixo 3 – Modos do ensinar e aprender em
experiências
Eixo Temático 2: Didática,
profissão docente e políticas públicas
Subeixo 1 – Didática, saberes e experiências
formativas nos diferentes níveis educativos
Subeixo 2 – Didática, currículo e avaliação
Subeixo 3 – Políticas públicas, formação
continuada/desenvolvimento profissional docente
Eixo Temático 3: Didática e
prática de ensino nas diversidades educacionais
Subeixo 1 – Didática e prática de ensino nos
diálogos de saberes, currículos e culturas
Subeixo 2 – Didática e prática de ensino na
inclusão e no reconhecimento de saberes
Subeixo 3 – Didática e prática de ensino nos
desafios e nas criações do contemporâneo
PRAZO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS
1ª chamada: de 15
de setembro de 2015 a 22 de dezembro de 2015
2ª chamada: de 23
de dezembro de 2015 a 1º de fevereiro de 2016.
Maiores
informações: http://www.ufmt.br/endipe2016/
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