XVIII Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino

O ENDIPE 2016, seguindo sua tradição de ser um evento que põe em pauta os temas da didática e da prática de ensino, pensados em contextos concretos do vivido da realidade, propõe como tema: “Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da educação pública”.

Depois de 14 anos, o evento retorna ao Centro-Oeste; acontece em Mato Grosso pela primeira vez.

O tema do ENDIPE 2016 tem em seu centro Didática e a Prática de Ensino. Mas como sabemos, “Ao focar o ensino como seu objeto de estudo, a didática precisou construir formas de compreender e dialogar com as circunstâncias que foram e estão se configurando a cada instante. (PIMENTA, FUSARI, ALMEIDA, FRANCO. A construção da didática no GT Didática – análise de seus referenciais, 2013). Pois a prática de ensino situada vem com a mesma força reflexiva dos outros Encontros.

Neste momento, não há como deixarmos de lado o contexto político que vivemos. Político no sentido clássico, como preocupações com o espaço público, com os desdobramentos das ações dos governos em todos os níveis. Neste momento em que o ENDIPE sai às ruas para avisar de sua chegada em 2016, passamos por questões que atingem diretamente nossa reflexões acerca da Didática e da Prática de Ensino: o processo de provação das Diretrizes Nacionais para os cursos de Formação de Professores; a elaboração dos Planos Estaduais e Municipais de Educação, com as fortes reações às questões de gênero; uma avassaladora onda conservado que tem tomado o país; a substituição dos debates didáticos e soluções pedagógicas ao problema do ensino pela medicalização em massa de nossas crianças; as condições objetivas de trabalho dos professores que permanecem fora da agenda de prioridade dos governos; a reação dos gestores públicos e da população ante à manifestação legítima de professores, sempre com violência e descaso; a falta de clareza do governo federal sobre o que realmente importa em termos de financiamento da educação no nível fundamental, médio e superior.

Ao mesmo tempo, cotidianamente, milhares de professores nos mais de 5ooo municípios do país, recebem seus alunos e vivem as situações mais contraditórias; colhem sucesso, a despeito da preocupação pública com a educação; amargam fracassos, pelo qual são, muitas vezes culpabilizados. É como se estivessem no fogo cruzado entre os discursos produzidos por governos, população, organizações, lutando para encontrar resposta consistentes e transformadoras.

O ENDIPE não consegue responder a todas essas questões, mas faz seu papel de insistir no debate em vista da construção de uma escola laica, pública, gratuita, um educação que atinja a todos em direção à compreensão das diferenças, da inclusão, que tenha como objetivo a excelência de sua qualidade.

Eixo Temático 1: Didática e prática de ensino: desdobramentos em cenas na educação pública
Subeixo 1 – Didática: relação teoria/prática na formação escolar
Subeixo 2 – Práticas pedagógicas: constituição da docência em outros olhares  
Subeixo 3 – Modos do ensinar e aprender em experiências

Eixo Temático 2: Didática, profissão docente e políticas públicas
Subeixo 1 – Didática, saberes e experiências formativas nos diferentes níveis educativos
Subeixo 2 – Didática, currículo e avaliação
Subeixo 3 – Políticas públicas, formação continuada/desenvolvimento profissional docente

Eixo Temático 3: Didática e prática de ensino nas diversidades educacionais
Subeixo 1 – Didática e prática de ensino nos diálogos de saberes, currículos e culturas
Subeixo 2 – Didática e prática de ensino na inclusão e no reconhecimento de saberes
Subeixo 3 – Didática e prática de ensino nos desafios e nas criações do contemporâneo

PRAZO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS
1ª chamada: de 15 de setembro de 2015 a 22 de dezembro de 2015
2ª chamada: de 23 de dezembro de 2015 a 1º de fevereiro de 2016.


Maiores informações: http://www.ufmt.br/endipe2016/

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