II Jornada Acadêmica & I Mostra de Iniciação Científica Jr

O Colégio Técnico de Floriano (CTF/UFPI), em parceria com o Laboratório de Leitura e Produção Textual (LPT/CNPq) e a Coordenadoria de Pesquisa (CPES/Propesq), tem a satisfação de anunciar a realização da II Jornada Acadêmica & I Mostra de Iniciação Científica Jr, a serem realizadas no campus Amilcar Ferreira Sobral, em Floriano, Piauí, Brasil, no período de 9 a 13 de maio de 2016, sob o tema:  

A pesquisa no ensino básico, técnico e tecnológico

O evento será constituído por conferências, mesas-redondas, minicursos, feira temática, atividades culturais, sessões de comunicações individuais, além de sessões de pôsteres.

PÚBLICO-ALVO
Alunos(as) de ensino básico, técnico e tecnológico das modalidades presencial e a distância, de pós-graduação, professores(as), pesquisadores(as) e gestores educacionais.

ÁREAS TEMÁTICAS
- Ensino Médio
- Ambiente e Saúde
- Controle e Processos Industriais
- Desenvolvimento Educacional e Social
- Gestão e Negócios
- Informação e Comunicação
- Infraestrutura
- Produção Alimentícia
- Produção Cultural e Design
- Produção Industrial
- Recursos Naturais
- Segurança
- Turismo, Hospitalidade e Lazer

MODALIDADES DE PARTICIPAÇÃO
a) Comunicações individuais: pesquisas (concluídas ou em andamento) e/ou relatos de experiência desenvolvidos na Rede Federal de Ensino e em outras IES, pelos docentes e discentes. Comunicações orais de 15 minutos, seguidas de um período de 5 minutos para perguntas e discussão. As propostas serão agrupadas pela Comissão Científica da Jornada Acadêmica, de acordo com as áreas temáticas.
b) Sessão de pôsteres: apresentações de resultados de pesquisas e projetos no formato de pôster. Modalidade exclusiva para bolsistas do Pibic e Pibic Jr
c) Minicursos.
d) Lançamento de livros.

FEIRA TEMÁTICA
a) O objetivo da Feira é oportunizar um espaço para exposição e apresentação de propostas (produtos, protótipos, processos ou serviços) elaborados por estudantes, docentes e/ou servidores da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.
b) A inscrição será realizada pelo coordenador da proposta no site da Jornada por meio do link http://www.jornadacademica.com/#!feira-tematica/mq6uu
c) Período de inscrição: 2 de fevereiro a 10 de abril de 2016.
d) Divulgação do resultado: 18 de abril de 2016.
e) A apresentação das propostas (produtos, protótipos, processos ou serviços) poderá ser feita de forma prática (demonstrativa: protótipo, maquete, mostruário, etc) e de forma pôster/prática (demonstrativa: pôster/protótipo, maquete, mostruário, etc).
f) São competências dos expositores:
- Trazer todo o material necessário à apresentação das propostas.
- Manter o espaço de seu trabalho em boas condições de ordem e limpeza.
- Utilizar o crachá de identificação durante a exposição.
- Permanecer sempre no local pelo menos um integrante da proposta, sendo de responsabilidade dos mesmos os horários de revezamento dos apresentadores.
- Realizar a montagem e desmontagem das propostas dos trabalhos nos estandes, com zelo e responsabilidade, e nos horários previstos.
- Responsabilizar-se pelos materiais ou equipamentos dos apresentadores/expositores, utilizados durante a Feira Temática.
- Informar a Comissão Organizadora com antecedência mínima de 30 (trinta) dias, caso haja desistência da apresentação da proposta. Exceto os casos infortúnios.

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS
- As propostas de comunicações individuais e pôsteres devem conter resumo mínimo de 150 e máximo de 300 palavras. Todos os resumos devem apresentar de modo claro: tema, objetivo(s), pressuposto(s) teórico(s), metodologia e resultados parciais ou finais;
- É de total responsabilidade do autor a revisão gramatical do resumo submetido, lembrando que coesão e coerência são critérios de aprovação do resumo.
- Todos os resumos devem ser submetidos em língua portuguesa.
- A seleção das propostas de comunicações individuais e pôsteres será feita pela Comissão Científica da Jornada Acadêmica.

NORMAS PARA PROPOSTAS DE MINICURSOS
- As propostas de minicursos devem conter: título, resumo (de 150 a 300 palavras) e indicação de recursos e materiais (se necessário);
- As propostas deverão, preferencialmente, contemplar conteúdos relacionados às áreas temáticas do evento;
- O proponente do minicurso deverá ser também o(a) ministrante;
- Cada minicurso terá duração de 6h;
- Após o envio, as propostas serão analisadas e avaliadas pela comissão científica. As propostas aprovadas serão divulgadas na página da II Jornada Acadêmica até o dia 4 de março de 2016;
- A instituição organizadora da II Jornada não alocará recurso para diárias e passagens dos proponentes dos minicursos, sendo de inteira responsabilidade do mesmo sua vinda e permanência.

DATAS IMPORTANTES

ETAPAS
DATAS
Submissão de comunicações individuais e pôsteres
25 de janeiro a 3 de abril de 2016
Carta de aceite das comunicações individuais e pôsteres aprovados
até dez dias após a submissão do trabalho
Submissão de propostas de minicursos
25 de janeiro a 28 de fevereiro de 2016
Lista final dos minicursos aprovados
4 de março de 2016
Inscrições nos minicursos
7 de março a 30 de abril de 2016
Lista final dos trabalhos aprovados
6 de abril de 2016


Maiores informações: http://www.jornadacademica.com

0 comentários: