VIII Seminário de Estudos Filológicos

A Filologia é uma disciplina milenar em suas origens, seu objeto de estudo é, primordialmente, o texto escrito nas mais variadas formas de materialização. Ao longo do tempo, ela tem contribuído para consolidar e ampliar os estudos humanísticos ao se concentrar no texto como patrimônio cultural da humanidade. Foi no âmbito da cultura manuscrita e impressa que os filólogos desenvolveram e aprimoraram suas metodologias de pesquisas. Mas, com o advento das tecnologias digitais, no final do século XX, os textos passaram a existir em nova superfície material, ampliando suas possibilidades de produção, difusão e apropriação. Esse novo cenário da cultura escrita impõe novos desafios para as Ciências Humanas e não poderia ser diferente com a Filologia, especialmente, por conta de seu particular interesse pelos complexos processos de produção, transmissão e circulação dos textos.

O VIII Seminário de Estudos Filológicos (SEF) terá como tema Filologia e Humanidades Digitais e pretende discutir as práticas de pesquisas tradicionais inerentes à Filologia e às inovações que essa disciplina vislumbra em seus diálogos com as Humanidades Digitais. No meio acadêmico, é visível o interesse dos filólogos em buscar alternativas metodológicas que envolvam as tecnologias digitais em rede. Nesse evento, pretende-se reunir pesquisadores dos diversos campos dos estudos filológicos, no sentido de compartilhar experiências e fortalecer a pesquisa acadêmica nessa área.

O primeiro Seminário de Estudos Filológicos (SEF) aconteceu em 2006, na Universidade do Estado da Bahia. Na ocasião, um grupo de professoras, da UNEB, UEFS e UFBA, decidiu organizar um seminário com a finalidade de reunir pesquisadores interessados nos estudos filológicos para socializar as pesquisas produzidas nesse âmbito, no estado da Bahia, e, assim, estimular a formação de novos pesquisadores. Essa iniciativa daria continuidade a diversas atividades desenvolvidas no campo dos estudos filológicos, idealizadas pelo saudoso professor Nilton Vasco da Gama, desde a década de 1960, na Universidade Federal da Bahia.

Em suas sete edições anteriores, o Seminário de Estudos Filológicos promoveu discussões de grande relevância no âmbito dos estudos filológicos, congregando pesquisadores de várias partes do país que abordaram temas importantes: em 2006, Diferentes perspectivas dos estudos filológicos; em 2007, Filologia e História: múltiplas possibilidades de estudo; em 2008, A Filologia e a preservação do patrimônio cultural escrito: arquivos, acervos, edições e estudos; em 2009, Filologia e estudos da linguagem: o léxico em questão; em 2010, Filologia: diálogos possíveis.

A partir de 2010, o SEF passou a ser um evento bianual e em 2012 foi realizado o VI SEF, na UFBA, conjuntamente com o I Congresso Internacional de Estudos Filológicos, com o tema: Filologia, Críticas e Processos de Criação, e homenageou o Professor Doutor Nilton Vasco da Gama. Em 2014, o VII SEF aconteceu na UNEB, com o tema: Entre o texto e o discurso, em homenagem à Professora Doutora Albertina Gama.

O VIII SEF será realizado entre os dias 6, 7 e 8 de julho de 2016, na Universidade Estadual de Feira de Santana em parceria com a Universidade Federal da Bahia e a Universidade do Estado da Bahia, com o tema: Filologia e Humanidades Digitais, e dessa vez a Professora Doutora Célia Marques Telles será homenageada.

O SEF sempre teve um caráter interdisciplinar, que é peculiar à atividade filológica, abarcando diversas áreas de estudos. Desde a II edição do Seminário, nota-se que os estudos filológicos estão se aproximando das tecnologias digitais. Isso se evidencia nos trabalhos apresentados em todas as edições do evento. No II SEF, por exemplo, a conferência de abertura proferida pelo Professor Doutor César Nardelli Cambraia teve como título Edições Digitais como base para a análise linguística: revisão critica de experiências.

EIXOS TEMÁTICOS
1 Filologia e Linguística Histórica;
2 Filologia, Cultura e Diversidade;
Arquivos  e Acervos nos Estudos Filológicos;
4 Prática Editorial e Interfaces Disciplinares: Abordagens Críticas e Novas Tecnologias;
5 Estudos Filológicos e Memorialísticos: Língua, Literatura e Memória;
6 Críticas e Processos de Criação em Diversas Linguagens;
7 Filologia e as Humanidades Digitais;
8 Filologia e estudos do léxico.

DATAS IMPORTANTES
Inscrição com apresentação de trabalho: de 20 de janeiro a 20 de maio de 2016.
Inscrições como ouvinte: até o início do evento.


Maiores informações: https://sefuefs2015.wordpress.com

0 comentários: