2º Colóquio Internacional Ferdinand de Saussure

2º. Colóquio Internacional Ferdinand de Saussure: publicação do CLG e herança será realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal-RN, no período de 01 a 04 de setembro de 2016. O evento científico e acadêmico pretende reunir professores, pesquisadores, estudantes e outros profissionais de todos os ciclos universitários no domínio da Linguística, das Letras e de outros domínios conexos. O objetivo é contribuir com a socialização dos trabalhos de estudos linguísticos que dialogam ou estão diretamente ligados às ideias do linguista Ferdinand de Saussure e celebrar o centenário da publicação do Curso de Linguística Geral (CLG), obra responsável por grandes avanços nas ciências da linguagem e pela fundação da Linguística como ciência.

O 2º. Colóquio Internacional Ferdinand de Saussure dará seguimento às reflexões apresentadas na "Jornada internacional Ferdinand de Saussure e os Estudos Linguísticos Contemporâneos" e no "II Simpósio Nacional de Estudos sobre os manuscritos de Ferdinand de Saussure", realizados em 2013, também na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal.

Para celebrar os 100 anos do CLG nós consideraremos a presença de Ferdinand de Saussure na Linguística brasileira e tentaremos avaliar a influência que ele exerceu em dois importantes linguistas:  Roman Jakobson e Émile Benveniste.
Assim, o Colóquio compreenderá três jornadas:
- Saussure e a linguística brasileira
- Saussure e Jakobson
- Saussure e Benveniste

O evento será organizado conjuntamente pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), pelo Instituto de Textos e Manuscritos Modernos (ITEM/CNRS/ENS) e seu projeto LABEX TranferS “Genèse et transferts des savoirs linguistiques”, com o apoio do Círculo Ferdinand de Saussure.

DATAS IMPORTANTES
Inscrições com apresentação de trabalho: 1 de outubro de 2015 a 31 de maio de 2016. 
Envio da carta de aceite: Até 30 de junho de 2016. 
Envio do trabalho completo para publicação nos anais: até 30 de julho de 2016. 
Inscrições como ouvinte: 01 de outubro de 2016 a 01 de setembro de 2016.


Maiores informações: http://www.cchla.ufrn.br/eisaussure/

0 comentários: