Novos Olhares: letramentos, linguagens e formação do leitor


O projeto de extensão Novos Olhares, na sua décima edição, destina-se a promover o conhecimento sobre letramento e formação de leitores de forma inovadora, capaz de despertar os interesses do alunado, do professorado, bem como do público em geral. O evento aborda diferentes formas de letramento como prática social, incluindo abordagens sobre o funcionamento das linguagens no processo de construção de sentido dos textos e na formação do leitor. Além disso, focaliza o letramento intercultural, literário, científico, midiático e digital como mecanismo de inserção social e vivência em contexto globalizado e permeado de diversidades.

Essa proposta promove uma integração interna entre o Programa de Pós-Graduação em Letras da URI e a Graduação em Letras dessa universidade, através de seus corpos discente e docente, e externa com as escolas da região. Nessa perspectiva, oportuniza uma fundamental atividade universitária da extensão, tendo como escopo um plano de atuação solidária junto às comunidades abarcadas pelas regiões Norte e Nordeste do Rio Grande do Sul e Oeste de Santa Catarina. Além do mais, o evento possui uma dimensão social atrelada à missão da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, que está empenhada na formação qualificada de profissionais.

Objetivo geral:
Oportunizar à comunidade acadêmica, a docentes e ao público em geral reflexões sobre as diferentes possibilidades de letramento e sua importância na formação do sujeito, relacionando esse processo à formação do leitor.

Objetivos específicos:               
- Discutir conceitos de letramento e sua relevância como prática social na formação do aluno da Educação Básica e Ensino Superior;
- Oportunizar cursos de formação continuada a profissionais e estudantes da área de Letras e afins, buscando fornecer-lhes subsídios teórico-práticos para qualificação de práticas de leitura que estimulem o desenvolvimento de competência em leituras multimodais, interculturais, literárias, científicas, midiáticas e digitais;
- Integrar o Programa de Pós-Graduação em Letras da URI com outros programas nacionais e internacionais, na área das Letras, e com a Educação Básica, na dinâmica de uma universidade que pretende ser crítica e transformadora da realidade em que está inserida.

PÚBLICO-ALVO: Professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação e de graduação da área de Letras, História, Pedagogia, Artes, Psicologia, Direito, Jornalismo e afins.

PERÍODO DE INSCRIÇÕES:
Como ouvinte: até 7 de abril
Como comunicador: até 31 de março de 2016


PERÍODO DE REALIZAÇÃO: de 12 a 14 de abril de 2016
CARGA HORÁRIA: 40h
LOCAL: Auditório da URI – Frederico Westphalen


0 comentários: