CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO - Parte 111
Bakhtiniana (Qualis A1)
Volume 10/Número 2
TEMA: Linguagem, ética e estética
EMENTA: Sabemos que o Círculo de Bakhtin sempre se ocupou da discussão dos
EMENTA: Sabemos que o Círculo de Bakhtin sempre se ocupou da discussão dos
fenômenos da linguagem
sem prescindir tanto da dimensão estética quanto
da dimensão ética. De
maneira subjacente, essa articulação pode ser
recuperada em todos os
textos do Círculo pelo próprio modo como os
estudiosos se propunham
a construir conhecimento. Considerando esse aspecto
da obra bakhtiniana,
convidamos pesquisadores e docentes que trabalham com a
linguagem a apresentar
trabalhos que envolvam LINGUAGEM, ÉTICA E ESTÉTICA,
mesmo em diálogo com
outras concepções teóricas do discurso, para o
vol.10, n.2 de
Bakhtiniana, que será publicado em novembro de 2015.
TEMA: Abordagens discursivas da popularização/divulgação da ciência
EMENTA: Bakhtin alude ao gênero de divulgação
científica ao destacar o modo como o locutor leva em conta a amplitude relativa
dos conhecimentos especializados do destinatário e a importância dele sobre a
estrutura do enunciado. Neste número de Bakhtiniana, convidamos pesquisadores e
docentes que trabalham com a linguagem, nas várias tendências de estudos do
discurso, a refletir sobre textos de divulgação / popularização científica,
submetendo artigos que proponham seu exame, interpretação e compreensão com o
objetivo de formar um panorama do estado atual das pesquisas na área.
Prazo limite para submissão dos originais: 15 de junho de 2015
Solicitamos que os
autores leiam cuidadosamente as orientações das Normas
de Submissão em
Signótica (Qualis B1)
volume 27, número
1
TEMA: Estudos Literários
Seção
Miscelânea: Aceitam-se
artigos de todas as áreas e temas de Estudos Literários para a seção
Miscelânea.
Seção temática: Poesia, memória de leitura e formação ética
e estética
Este número de
Signótica objetiva publicar, na sua Seção Temática, artigos inéditos sobre a
subjetividade autoral de poetas modernos e/ou contemporâneos,
considerando-se a memória de leitura e a formação ética e estética. A
memória de leitura subjetiva a poesia a apropriar-se e a ampliar o outro de
modo a expressar a alteridade do poeta a respeito de sua própria prática
criativa. Da mesma forma, a memória de leitura inscreve o poeta, de
modo evidente e fundamental, no lugar de leitor, que estabelece relação
produtiva e criadora com os textos da humanidade literária. Já a formação ética
e estética do poeta imprime sua condição autoral como quem assume valores de
mundo e procedimentos poéticos que expressam uma identidade tanto construída
quanto em transformação. Pretende-se que os artigos deste número de Signótica
contribuam para o entendimento sobre o lugar da poesia do mundo em relação à
condição humana do poeta em sua capacidade de participar e intervir da vida
pública.
Aceitam-se artigos que
discutam sobre um poeta em específico ou de um em comparação a outros poetas,
conforme o escopo da memória, o da formação ou o de ambos.
PRAZO MÁXIMO: 23 de fevereiro de 2015.
As submissões devem ser
enviadas pelo SEER da Signótica: http://www.revistas.ufg.br/index.php/sig
Revista da Abralin (Qualis
A1)
Número temático
especial
Tema: Fonologia e
variação
Prazo final para envio
dos originais: 31 de março de 2015.
A submissão de
trabalhos é feita através do site da Revista da Abralin: http://www.ser.ufpr.br/
Para maiores
informações, contate-nos por meio do endereço de email baronas@uol.com.br ou baronas@ufscar.br
Cadernos de
Letras
NÚMERO 51
TEMA: Variação Linguística e práticas pedagógicas
EMENTA: A heterogeneidade linguística e o ensino
de línguas. A sociolinguística e a abordagem dos conceitos de norma,
preconceito linguístico, variação e mudança. Contribuições da sociolinguística
educacional para as estratégias pedagógicas. As atitudes dos professores de
línguas em relação à variação linguística e suas consequências para o
desenvolvimento linguístico do aluno. O papel do material didático na
aplicabilidade dos conceitos sociolinguísticos ao ensino de línguas.
ORGANIZAÇÃO: Edila Vianna da Silva e Luciana Maria Almeida de
Freitas
PRAZO PARA
ENVIO: 31 de março de 2015
NÚMERO 52
TEMA: A crise da leitura e a formação do
leitor
EMENTA: O processamento da leitura e sua aplicação na formação do leitor. Estratégias
de compreensão e de interpretação de texto voltadas para o fomento da leitura
competente. A atuação do professor do ensino básico em relação ao
desenvolvimento da capacidade leitora. Estratégias de leitura de textos
verbo-visuais e/ou verbo-sonoros. A atividade de interpretação de textos nos
livros didáticos e/ou nos exames oficiais de avaliação da capacidade leitora. A
crise da leitura na universidade e seus desdobramentos para a formação do
leitor profissional. O lugar da leitura, em especial de obras literárias, no
mundo contemporâneo. O valor simbólico atribuído ao ato de ler. Os clássicos da
literatura universal e a formação do leitor.
ORGANIZAÇÃO: Beatriz Feres e André Dias
PRAZO PARA
ENVIO: 31 de outubro de 2015
Os textos para
avaliação deverão ser enviados para cadernosdeletras@vm.uff.br
indicando-se a chamada desejada.
Ver normas de
formatação e envio em
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