CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO - Parte 112
VOLUME 4, NÚMERO 1
Dossiê: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DESAFIOS E
PERSPECTIVAS
ORGANIZADORES: Prof. Dra. Maria Cecília Camargo Günther
(UFSM) e Prof. Ms. José Antônio Padilha dos Reis (IFRS).
EMENTA: A Educação de Jovens e Adultos (EJA)
representa a possibilidade de concretização do direito ao letramento de jovens
e adultos e também o retorno aos estudos por parte daqueles que se viram
obrigados a interromper sua escolarização. Além disso, a EJA também expõe alguns
dilemas pelos quais, historicamente, passa a educação brasileira e oferece
possibilidades para que possamos compreendê-los. Dilemas que verificamos quando
essa modalidade – originalmente pensada para o atendimento de adultos – passa a
ser frequentada pelos jovens em grande número; quando constatamos uma
inadequação da escola aos tempos e ritmos desse público específico; pelas
dificuldades enfrentadas pelos professores quando são desafiados a educar
pessoas de diferentes faixas etárias em um mesmo ambiente; ou ainda quando a
escola é desafiada a integrar a Educação Profissional ao Ensino Médio e à EJA,
como no caso do PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação
Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e
Adultos). Ao longo de sua história, a EJA muitas vezes distancia-se de seu
papel, assumindo um caráter meramente compensatório, traduzido em um ensino
aligeirado e de qualidade duvidosa. Paradoxalmente a essa condição de
precariedade, a EJA também tem sido cenário de uma longa trajetória de lutas e
da materialização de experiências pedagógicas inovadoras. Diante desse quadro
complexo, a Revista TEAR apresenta como proposta “A Educação de Jovens e
Adultos: desafios e perspectivas”, com o objetivo de promover um espaço de
visibilidade às produções que possam expressar a realidade dessa modalidade de
ensino e enriquecer o debate sobre o tema e suas múltiplas nuanças. Serão
aceitos trabalhos na forma de artigos científicos que abordem um ou mais
assuntos aqui apresentados.
Prazo final para
submissão: 31 de março de 2015
Mais
informações podem ser encontradas abaixo ou pelo link
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