4º SILEN


O Departamento de Letras Neolatinas e seu Programa de Pós-Graduação promovem, a cada dois anos, um Simpósio Internacional, evento científico e acadêmico, com o objetivo de fomentar o diálogo e o intercâmbio entre pesquisadores e especialistas nacionais e estrangeiros que atuem nas áreas de Letras Neolatinas e outras áreas afins.

No período de 26 a 29 de setembro de 2011, será realizado o 4ª Simpósio Internacional de Letras Neolatinas, intitulado: “Livro, Leitor, Leitura – Desafios para as Letras - (Colóquio em Homenagem a Théophile Gautier)”. O evento se dará no próprio espaço da Faculdade de Letras.

O evento em tela, sustentado por experiências anteriores, pretende articular a inter-relação das disciplinas que compõem a área dos estudos neolatinos, congregando, em particular, pesquisadores dos campos da italianística, da língua francesa e de suas literaturas, do espanhol e das literaturas espanhola e hispano-americanas, em sua interface com a língua portuguesa e as literaturas de língua portuguesa, além de estimular o contínuo diálogo com a lingüística aplicada, a filologia, a análise do discurso, as literaturas comparadas e os estudos culturais. A homenagem ao bicentenário de nascimento de Théophile Gautier estimula, ainda, a Comissão do evento a examinar a repercussão da obra desse escritor, poeta, jornalista e crítico literário francês no estudo das Letras brasileiras.

Submissão de trabalho
As inscrições de propostas para Comunicação Coordenada poderão ser feitas, impreterivelmente, até 30 de abril de 2011.

Maiores informações, acesse o site do evento.

0 comentários: