GRATO 2011


2nd International Conference on Grammar and Text
2ª Conferência Internacional sobre Gramática e Texto

September 9-10 2011.
Centro de Linguística (CLUNL)
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Universidade Nova de Lisboa
Av. de Berna, 26-C 1069-061, Lisboa.

Dando continuidade ao trabalho desenvolvido no âmbito da GRATO 2009, a realização da GRATO 2011 tem em vista contribuir para uma abordagem abrangente e coerente de um conjunto de fenómenos gramaticais e do seu funcionamento nos textos e nos discursos.

O grupo do CLUNL ‘Gramática e Texto’  desenvolve investigação em linguística relacionando diferentes perspectivas e quadros teóricos    em função de abordagens sincrónicas e diacrónicas, nas áreas da morfologia, semântica, teoria do texto    e a Conferência certamente proporcionará a apresentação e discussão de novas propostas. 

Privilegiar-se-ão comunicações que enquadrem a interacção de fenómenos gramaticais, textuais e discursivos bem como a complementação de diferentes abordagens teóricas e
metodológicas, tendo em vista a construção de descrições  e hipóteses explicativas adequadas. 

De entre os tópicos sobre os quais as apresentações deverão incidir (20 minutos, mais 10 para discussão), sugerem-se os seguintes*:
  • Gramática  – Marcação de tempo, aspecto e modalidade; formas e construções; gramaticalização; polissemia; composicionalidade; lexicalização.
  • Texto, Discurso  e Pragmática    géneros textuais;  construção textual;  argumentação; composicionalidade;  interdiscursividade; tipologias discursivas;  construção do sentido em contexto.
  • Gramática e Texto – estudos que relacionem fenómenos gramaticais (específicos) com o seu funcionamento em contextos textuais e / ou discursivos (específicos).
(*A lista de tópicos não é exaustiva.)

Normas para submissão dos resumos
Os resumos, numa das línguas de trabalho da conferência (português, inglês, espanhol ou francês) devem ser anónimos, com um máximo de 2 páginas (Times New Roman 12pt, espaçamento de linhas 1.5) e enviados em formato word ou pdf, como anexo a um e-mail dirigido a grato@fcsh.unl.pt, com a seguinte informação:
  • Título 
  • Nome(s) do(s) autor(es)
  • Afiliação
  • Morada
  • Contacto telefónico
  • Endereço de e-mail

Prazo limite para o envio de resumos: 15 de Março de 2011 (notificação de aceitação 30 de Abril)

Para maiores informações, acesse o site do evento.

0 comentários: