Três Anos e Promoção Ninja

Três anos...
Em onze de maio de dois mil e oito, num domingo das mães, o Ribas Ninja fez sua primeira conversa convidando a tod@s a acompanhar seus movimentos no campo pessoal, acadêmico e profissional. Assim, o blog do Ribas nasceu com o objetivo de compartilhar com amig@s, colegas e familiares seus projetos acadêmicos e profissionais, além de reflexões e experiências de ordem mais pessoal. As primeiras postagens revelaram bem esses propósitos, mesclando divulgação de eventos científicos, lançamento de livros, defesas de dissertações e teses, relatos e fotos de viagens e participação em eventos, homenagens, crônicas e narrativas diversas. Tratava-se, pois, de um diário.

O primeiro ano do blog foi tímido, com poucas postagens, devido a compromissos acadêmicos do Ribas, que estava concluindo o mestrado. Após esse momento, as postagens aumentaram e, cada vez mais, voltavam-se para a divulgação de eventos científicos, chamadas para publicação em periódicos e lançamentos de livros. Desse modo, o blog redefiniu sua finalidade/identidade, configurando-se, principalmente, como uma agenda virtual dos movimentos acadêmico-científicos nas áreas de letras, linguística e educação realizados no Brasil e no exterior. O blog passou então a constituir um ponto de referência de estudantes, professores, pesquisadores e demais interessados, onde as pessoas encontram (quase) tudo sobre congressos, encontros, seminários, simpósios, reuniões científicas nacionais e internacionais nas áreas de linguística, letramento, ensino de língua materna e estrangeira, literatura, análise de discurso crítica, formação de professores, trabalho docente, educação especial e inclusiva, educação a distância e novas tecnologias na educação.

O blog está completando três anos e atingiu dimensões muito além daquelas primeiras intenções. Seus objetivos não são mais somente os objetivos do Ribas, mas de todas as pessoas que o visitam diariamente em busca de informações sobre os eventos, os lançamentos de livros ou as chamadas para publicação. Isso criou um sentimento de responsabilidade de tornar esse espaço ainda mais útil à comunidade acadêmica, o que motiva sua revitalização de modo a transformá-lo em um espaço de comunicação, integração e (in)formação. Dessa forma, o blog passou por mudanças significativas, aperfeiçoando os antigos e criando novos canais de interação com os leitores. Agora, além da agenda de eventos, lançamento de livros e chamadas para publicação, o blog possui um banco de artigos, dissertações, teses e livros digitais para download gratuito, enquetes, arquivos e uma coluna periódica para divulgação de ideias, opiniões e pontos de vistas de especialistas das áreas de letras, linguística e educação através de ensaios, crônicas e entrevistas.

Promoção Ninja
Os três anos de existência do blog serão comemorados com brindes aos leitores, por meio de uma promoção de ninja. Para participar, você só precisa ser um ninja e contar/criar uma historinha sobre suas aventuras. Se você for realmente ninja, poderá ganhar livros, inscrições (como ouvinte) para congresso ou exemplares de periódicos. Então, mande e-mail para promocaoninja@gmail.com respondendo a seguinte pergunta: em que momento da sua vida acadêmica você se sentiu um ninja? No corpo do e-mail, informe, também, nome e endereço completos, instituição de ensino e escolaridade.

Prêmios
2 exemplares do livro “Leitura e Produção de Gêneros Acadêmicos” (EDUFPI, 2011);
1 exemplar do livro “Análise de discurso (para a) Crítica” (PONTES, 2011);
1 exemplar do período Cadernos de Linguagem e Sociedade (Volume 10 (2), 2010);
1 inscrição (como ouvinte) do IX Congresso Internacional da ALED (a ser realizado em novembro, na UFMG, em Belo Horizonte – MG)
1 inscrição (como ouvinte) do IV Encontro Nacional de Hipertexto (a ser realizado em setembro, na Uniso, em Sorocaba – SP) e muito mais.

Datas Importantes
Período da Promoção: 11 de maio a 11 de junho de 2011.
Divulgação d@s ganhadores/as: 25 de junho de 2011.

0 comentários: