I Seminário Internacional de Língua e Literatura na Fronteira Sul

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) está instalada na Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul, na fronteira do Brasil com a Argentina. Em parte devido a essa localização geopolítica, o curso de Letras – Português e Espanhol ofertado por essa instituição em três de seus campi (Cerro Largo/RS, Chapecó/SC e Realeza/PR) busca desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas para a integração latino-americana.

Trata-se de atividades que buscam promover o conhecimento e a divulgação das línguas e literaturas dos povos latino-americanos, motivadas pela compreensão de que a integração econômica, social e cultural da América Latina é um imperativo histórico e político que passa necessariamente pela integração linguística, ou seja, pelo (re)conhecimento dos povos latino-americanos em suas diferentes práticas simbólicas.

Nessa direção, o I Seminário Internacional de Língua e Literatura na Fronteira Sul reunirá em Chapecó/SC, entre os dias 9 e 11 de novembro de 2011, especialistas do Brasil e do exterior para refletir sobre as questões de língua e literatura na Fronteira Sul.

Atualmente, os docentes da área de Letras da UFFS, além de atividades na graduação, estão envolvidos em duas frentes: (i) o Grupo de Trabalho da Pós-Graduação Lato Sensu em Literaturas do Cone Sul; e (ii) o Grupo de Trabalho da Proposta de Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Estudos Linguísticos.

Vinculado a essas atividades, o I Seminário Internacional de Língua e Literatura na Fronteira Sul oferecerá aos participantes quatro conferências, seis mesas-redondas, comunicações individuais e exposição de painéis, cujos temas se concentrarão em torno de seis grupos temáticos (GTs).

Esse evento acadêmico-científico é promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, pela Pró-Reitoria de Graduação, pelo Curso de Graduação em Letras – Português e Espanhol dos três campi  da UFFS acima referidos, pelo Grupo de Trabalho da Pós-Graduação Lato Sensu em Literaturas do Cone Sul e pelo Grupo de Trabalho da Proposta de Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Estudos Linguísticos.

DATAS IMPORTANTES
Inscrição de trabalhos (comunicações e painéis) – até 9/10/2011;
Divulgação dos trabalhos aprovados – até 15/10/2011;
Inscrição de ouvintes – até 8/11/2011.
Envio de trabalhos para publicação nos anais – até 30/11/2011;

Maiores informações no site do evento.

0 comentários: