Queering Paradigms 4

O Congresso Internacional Queering Paradigms surgiu como uma estratégia acadêmico-político-científica de discutir e problematizar ataques homofóbicos no campus da Canterbury Christ Church University, na Inglaterra no ano de 2008. Com um objetivo explicitamente inter/multidisciplinar, o congresso Queering Paradigms (QP) visa a discutir e problematizar os processos de normatização e de marginalização em sociedades contemporâneas. Embora em sua primeira organização (em 2009), as discussões giraram ao redor de questões identitárias, a partir de sua segunda edição mudou-se o eixo orientador para se discutir não somente identidades não-normativas, mas também as implicações teórico-analítico-metodológicas que os estudos sobre essas identidades impõem às áreas de estudo que sobre elas se debruçam.

Assim, após o sucesso de 3 congressos internacionais Queering Paradigms (QP1, organizado em 2009 na Canterbury Christ Church University, Inglaterra; QP2, organizado em 2010 na Queensland University of Technology, Austrália; e QP3, organizado em 2011 na State University of New York), o Programa Interdisciplinar de pós-graduação em Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o Programa de pós-graduação em Memória Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e a Associação de Linguística Aplicada do Brasil têm a honra de organizar o Queering Paradigms 4, a ser realizado entre os dias 25-28 de julho de 2012.

O objetivo do congresso é analisar o status quo atual e os desafios para o futuro dos Estudos Queer e dos Estudos LGBTIQ a partir de uma perspectiva ampla, inter/multidisciplinar, com vistas a problematizar/desestabilizar (i.e. queer) os discursos e os paradigmas das inter-disciplinas. As comunicações, conferências e mesas-redondas discutirão as possibilidades e os potenciais de abordagens teóricas, analíticas e metodológicas queer nas ciências sociais e humanidades e os desafios que tais abordagem colocam para a pesquisa, ativismo político, educação, saúde, direito, religião, linguagem e outras instituições sociais. Com isso, o congresso atrai várias disciplinas, como por exemplo, antropologia, sociologia, estudos da linguagem, teologia, ciência política, direito, medicina social, filosofia, geografia, psicologia social, reunindo, pelo apelo que a Teoria Queer e os estudos LGBTIQ tem internacionalmente, pesquisadores de vários países, constituindo, assim, um rico milieux para aprendizagem coletiva, desenvolvimento de agendas teórico-metodológica para pesquisas de diferentes áreas e de problematização dos processos sociais, científicos e disciplinares de produção de normas e margens.

As propostas serão sujeitas a um processo de avaliação por pares pela nossa comissão científica internacional e devem ser enviadas até o dia 15 de dezembro 2011.

Maiores informações no site do evento.

0 comentários: