14º CONGRESSO BRASILEIRO DE LÍNGUA PORTUGUESA & 5º CONGRESSO INTERNACIONAL DE LUSOFONIA

TEMÁRIO: Língua Portuguesa e Lusofonia: das tradições quinhentistas à infotecnologia do século XXI

PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 26 a 28 de abril de 2012

LOCAL: PUC/SP

O Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa do IP-PUC/SP foi criado com o objetivo de propiciar aos professores de Língua Portuguesa um contacto com os trabalhos de pesquisa vinculados aos programas de mestrado e doutorado na área de Língua Portuguesa. Foi criado com esse objetivo e transformou-se num evento de proporção nacional, pois atende a professores associados do IP-PUC/SP, num total aproximado de sete mil, em todos os estados do Brasil.

Por ter o evento atingido excelente repercussão nacional e por objetivarmos a sua expansão pelo mundo lusófono, institui-se, a partir do ano de 2004, o Congresso Internacional de Lusofonia, que acontecerá durante o mesmo período em sua quinta versão, com a participação de intelectuais acadêmicos de vários países lusófonos.

Ao mesmo tempo em que constituía um espaço de divulgação da pesquisa docente, pelo fato de contar com a participação de pesquisadores experientes nas sessões plenárias, nos minicursos e nas salas temáticas, acabou por atingir um outro objetivo: o de divulgar e refletir sobre as tendências mais recentes de pesquisas na área.

O Instituto, juntamente com o Departamento de Português e com o Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa, pretende atingir os seguintes objetivos:
  • promover a participação, na comunidade acadêmica, não só dos professores do Ensino Fundamental e Médio, mas também de todos os profissionais interessados na área da linguagem;
  • divulgar as pesquisas na área de Língua Portuguesa;
  • fomentar as reflexões sobre as atuais tendências dos estudos de Língua Portuguesa;
  • contribuir para o aperfeiçoamento de professores de Língua Portuguesa de todo o território nacional e de todas as demais comunidades lusófonas.
Clique aqui para conhecer o programa do evento.

Os resumos das propostas do trabalho a serem apresentados no evento devem ser dirigidos aos responsáveis pelos Grupos de Discussão para Comunicação Individual e/ou Relato de Experiências Pedagógicas. Deve ser especificado o tipo de participação. Para isso, conheças as normas de publicação.

Maiores informações no site do Congresso.

0 comentários: