CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO - Parte 61

Publica trabalhos inéditos de professores e de pesquisadores vinculados a instituições de ensino e pesquisa nacionais ou internacionais. A revista edita artigos, retrospectivas, resenhas, entrevistas e traduções vinculados a todas as linhas de pesquisa em linguística. Desde seu nascimento, a Alfa tem como objetivo principal propiciar um espaço para divulgação de ideias, de propostas e de resultados de pesquisa relativos às diferentes perspectivas teórico-metodológicas dos estudos linguísticos, tanto no Brasil como no exterior.

VOLUME 56, NÚMERO 2
Serão analisados originais encaminhados até 30 de março de 2012
Tema do volume: Sociolinguistica. Este número temático pretende traçar um panorama da Sociolingüística praticada no Brasil. Para tanto, dará prioridade à publicação de artigos que apresentem resultados de pesquisas sobre o PB emanados de integrantes de grupos de pesquisa, de modo a oferecer também um mapeamento dos principais grupos de pesquisa em Sociolinguística no Brasil. Terão acolhida neste número temático trabalhos sociolinguísticos de abordagens variadas (laboviana, discursiva, paramétrica e interacional).
Organizadores: Sebastião Carlos Leite Gonçalves (IBILCE/UNESP) e Anna Christina Bentes (UNICAMP)

VOLUME 57, NÚMERO 1
Serão analisados originais encaminhados até 30 de setembro de 2012
Volume com tema livre

VOLUME 57, NÚMERO 2
Serão analisados originais encaminhados até 1º de março de 2013
Volume com tema livre

Conheça as normas de publicação.
Maiores informações no site da Revista.



Publicação do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

VOLUME 12, NÚMERO 1
Data limite para envio de artigos: 27 de março de 2012
Tema: Estudos Linguísticos

Conheça as normas de publicação.
Maiores informações no site da Revista.

Revista Estação Literária (UEL)

Publicação semestral do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual de Londrina, com o objetivo de divulgar trabalhos ligados aos Estudos Literários e Culturais, sob a forma de artigos e, eventualmente, entrevistas e resenhas. 

VOLUME 9
Tema: 25 anos de literatura e crítica
Ementa: Partindo das mais variadas abordagens que a literatura contemporânea carrega em si, buscaremos artigos capazes de retratar a produção dos últimos 25 anos, tanto em seus autores e obras quanto nos aspectos relacionados a crítica referente a este período.
Seção Especial - Espaço Criativo: Neste número por vir, contamos com um novo espaço dedicado à criação literária. Estamos abertos a recepção de textos curtos que se estendam por no máximo cinco páginas, além de textos não verbais como fotografias, desenhos, músicas. Para tanto, contamos com a criatividade de artistas-alunos de graduação e pós-graduação. O material deve ser inédito e ter como parâmetro as Normas estipuladas. Recebemos apenas uma submissão por autor.
Prazo para envio: até 1º de março de 2012
Os textos devem ser submetidos para o e-mail: estacaoliteraria@uel.br, com arquivo anexado. 

Conheça as normas de publicação.
Maiores informações no site da Revista.


NÚMERO 45
Prazo para submissão de trabalho: até 31 de março de 2012
Tema: América Central e Caribe: múltiplos olhares
Ementa: Normalmente negligenciados nos estudos regionais produzidos no Brasil, o Caribe e a América Central constituem, no entanto, pela diversidade de suas experiências sociais, culturais e históricas conviventes e concentradas em uma área geograficamente integrada e pela sua inserção igualmente diferenciada no mundo contemporâneo, espaços inevitáveis de reflexão em torno da modernidade na América Latina. O presente número dos "Cadernos de Letras" encoraja pesquisadores de diversas áreas das Ciências Humanas a exporem um estado da questão caribenha e centro-americana, através da produção de análises comparadas e multidisciplinares, que recoloquem esse espaço regional no âmbito dos estudos latino-americanos. Assim, esperamos estudos que atendam às especificidades das letras e da lingüística, e também trabalhos de criação literária e aqueles que se debrucem sobre injunções históricas, sociais, culturais no tópico alvo deste número.

NÚMERO 46
Prazo para submissão de trabalho: até 30 de setembro de 2012
Tema: O lugar da teoria
Ementa: O lugar da teoria nos estudos linguísticos e literários. Confrontos e convergências teóricas. Tendências dos estudos constemporâneos sobre linguagem e literatura.
Interface entre linguagem, cultura e cognição.

Maiores informações sobre normas e submissão no site da Revista.


Polifonia (UFMT)
Revista científica publicada semestralmente pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem (MeEL), do Instituto de Linguagens /Universidade Federal de Mato Grosso. Tem por objetivos promover intercâmbio científico de bens culturais e  fazer a divulgação deles de modo amplo, rápido e gratuito, contribuindo para a atualização de informações nas áreas de estudos linguísticos e literários. Está classificada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em Qualis Nacional B1.

VOLUME 19, NÚMERO 25
Organizador: Prof. Dr. Dánie Marcelo de Jesus
Prazo para encaminhamento: até 26 de março de 2012
Proposta temática: Ensino e aprendizagem de línguas: letramentos
Descrição/objetivo: Nos últimos anos, profundas mudanças sociais, em decorrência das tecnologias de informações, vêm afetando a relação cotidiana entre as pessoas. Vivemos por aproximação, justaposição e/ou por deslocamento com outras culturas e povos. Ao mesmo tempo, somos impelidos por diversas manifestações linguageiras voláteis e instáveis. É comum em sala de aula, por exemplo, observamos alunos enviarem e-mails, escreverem mensagens, vivenciarem outros espaços paralelamente à sala de aula por meio da internet. Essas novas formas de letramento parecem sugerir novos contornos no cenário educacional. Assim, cada vez mais novas práticas letradas parecem impactar o ambiente escolar que configuram um lugar de multiplicidade de sentidos. Em decorrência dessas transformações, o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras tornaram-se fenômenos complexos. Nunca na história da humanidade as pessoas puderam utilizar instrumentos tecnológicos que permitissem que elas se comunicassem com diversos indivíduos espalhados no mundo. Diante dessa configuração, o tema “Ensino e aprendizagem de línguas: letramentos”, parece-nos uma questão oportuna para edição de 2012 da Revista Polifonia. Nesta publicação, procuraremos dialogar com pesquisas de diferentes vertentes a finalidade de entender a situação do ensino de língua estrangeira em diversos contextos, especialmente o público.

VOLUME 19, NÚMERO 26
Organizadoras: Profa. Dra. Divanize Carbonieri e Profa. Dra. Marinei Almeida
Prazo para encaminhamento: até 30 de maio de 2012
Proposta temática: Redes e fluxos das literaturas africanas e afro-descendentes
Descrição/objetivo: Trazer discussões acerca das produções literárias e culturais que surgiram do processo da colonização e da experiência pós-colonial nos países africanos, bem como da expansão dessa experiência histórica por meio dos diálogos transculturais, marcando sobremaneira a produção afro-descendente pelo mundo. Trata-se, portanto, de um número voltado para a investigação dos trânsitos dos repertórios literários, artísticos e culturais africanos e afro-descendentes, com o intuito de apreender redes e fluxos comunicativos de referências críticas sobre essas produções nos vários momentos da colonização e do período pós-colonial, empreendendo o desafio de localizar redes formadas por contatos tangíveis ou contingenciais de trocas ou de imposições, de impregnações ou de resistências, contatos esses que são sempre marcados pelo plural e pelo múltiplo.

Conheça as normas de publicação.
Maiores informações no site da Revista.
 

Esta revista acadêmica eletrônica semestral objetiva divulgar artigos científicos, traduções comentadas, resenhas de livros que versam sobre estudos da tradução e resenhas de obras traduzidas, além de entrevistas. Esses trabalhos serão prioritariamente produzidos por estudantes e pesquisadores de Cursos de Pós-Graduação e Bacharelado em Tradução, pertencentes a instituições nacionais e estrangeiras de reconhecido mérito acadêmico, com vistas a oferecer mais um espaço de difusão e discussão da produção acadêmica acerca dos Estudos da Tradução. Destina-se aos estudiosos e pesquisadores deste campo do saber, sendo um convite para se aprofundarem nos estudos e compartilharem experiências. Para se confirmar como um espaço de difusão da pesquisa discente, foi estabelecido que 80% dos artigos serão de autoria de estudantes e 20% de docentes.

NÚMERO 1
Temática livre
Prazo para submissão de trabalhos: 20 de abril de 2012

Maiores informações sobre normas e submissão no site da Revista.

0 comentários: