XXIII Fórum Acadêmico de Letras

O FALE (Fórum Acadêmico de Letras) é um evento anual promovido pela ANPGL (Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras) em parceria com uma universidade-sede. A cada ano, a próxima sede do FALE é escolhida em assembléia, durante o evento. Em 2012, o 23º FALE será realizado na UFPA (Universidade Federal do Pará), na cidade de Belém, nos dias 07, 08 e 09 de junho.

O FALE tem como objetivo traçar metas de pesquisa para o aluno da graduação em Letras, constituindo-se como um espaço para a socialização da pesquisa como processo constitutivo do saber adquirido na Universidade. Desse modo, estabelece com a Universidade um caráter de permanente discussão a respeito dos modos de transmissão de conhecimento, tendo como prioridade a inserção do acadêmico desde a graduação no universo da pesquisa.

As conferências, mesas-redondas e oficinas acontecem em torno das políticas e experiências de pesquisa. E, nestas, tanto professores como estudantes são convidados a traçarem, juntos, planos que fomentem a ideia de produção científica contínua e independente de auxílios. Um dos objetivos principais é acabar com a distinção entre aluno pesquisador e não-pesquisador, de modo que o tripé ensino-pesquisa-extensão seja indissociável na formação do estudante de Letras.

No FALE, todas as oficinas são “oficinas de pesquisa”, o que significa dizer que as discussões das áreas passam pela criação e/ou desenvolvimento de um projeto de pesquisa por cada participante.

SUBMISSÃO DE TRABALHOS
Para as sessões de comunicações, o FALE aceita trabalhos que sejam resultado de pesquisas desenvolvidas por alunos graduandos (ou graduados em 2011) em todas as áreas do curso de Letras (Língua Portuguesa, Línguas Estrangeiras, Literaturas, Teoria Literária, Ensino de Língua, Ensino de Literatura etc.) ou ainda desenvolvidas em outros cursos de áreas afins (Pedagogia, Psicologia, História, Filosofia etc.). Não é necessário que a pesquisa conte com bolsa, ou seja, subsidiada por algum órgão financiador. Também não é necessário que seja uma pesquisa finalizada.

Para inscrever uma comunicação de pesquisa, o participante deve enviar ficha de inscriçãopreenchida e resumo ao endereço 23fale@gmail.com e efetuar o pagamento da taxa de inscrição via depósito bancário. A ficha de inscrição e as instruções para geração de boleto bancário estão disponíveis na aba “Inscrições”.

O prazo máximo para submissão de resumo para comunicação de pesquisa é dia 15 de maio de 2012.

Maiores informações no site do Fórum.

0 comentários: