CURSOS NA ÁREA DE SURDEZ

INTRODUÇÃO AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS
O curso se propõe a apresentar noções a respeito da disciplina Língua Portuguesa para Surdos e suas especificidades, possibilitando que o participante tenha contato com pesquisas e produção científica recentes na área, além de ter informações a respeito da legislação e abordagens educativas que a contemplam.

Objetivos
Apresentar o cenário educacional brasileiro do ensino de Língua Portuguesa para Surdos e Educação de Surdos.
Refletir sobre as abordagens educativas existentes.
Discutir sobre a temática, pensando novas propostas

Público de interesse
Professores de Língua Portuguesa e de Educação Infantil; acadêmicos e graduados dos cursos de Letras, Pedagogia, Fonoaudiologia e licenciaturas, bem como acadêmicos de cursos Normal e Magistério.

Carga Horária: 30 horas

Data de realização: 14 de maio a 23 de junho de 2012

Inscrições: até 7 de maio de 2012

Dias das Aulas
Web Conferência 1 - 16/5; 30/05 e 20/05, quartas-feiras, das 20h às 21h.
Web Conferência 2 - 19/5; 26/5 e 09/06, sábados, das 9h às 10h.

Programa
Educação de surdos: histórico e panorama brasileiro;
Cultura Surda e Língua de Sinais;
Escola Inclusiva, Escola Especial e Escola de surdos;
O que fala a legislação a respeito da Educação de Surdos?
O que é Língua Portuguesa para Surdos (LP/S);
Bilinguismo e abordagem educativa bilíngue;
Literatura Surda e letramento

ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS: TÓPICOS AVANÇADOS
O Curso Ensino de Língua Portuguesa para Surdos: tópicos avançados, consequente ao curso "Introdução ao Ensino de Língua Portuguesa para Surdos", busca apresentar e provocar reflexões mais aprofundadas a respeito da disciplina Língua Portuguesa para surdos para aqueles profissionais e estudantes que já possuem conhecimentos básicos a respeito dela.

Objetivos
Discutir qual (is) são os objetivos do ensino de Língua Portuguesa para Surdos;
Refletir sobre os conceitos de letramento na educação de surdos, a partir de uma visão mais aprofundada a respeito de questões que envolvem esse contexto, como leitura e interpretação textual, utilização de novas tecnologias no ensino de surdos, avaliação e outros temas pertinentes à área.

Público de interesse
Professores de Língua Portuguesa, séries iniciais, fonoaudiólogos, pedagogos, psicopedagogos, acadêmicos e graduandos dos cursos de Letras, Fonoaudiologia, Pedagogia e demais licenciaturas, que tenham cursado "Introdução ao Ensino de Língua Portuguesa para Surdos" ou já possuam conhecimento sobre o assunto.

Carga Horária: 40 horas

Data de realização: 6 de agosto a 29 de setembro de 2012

Inscrições: até 30 de julho de 2012

Dias das Aulas
Web Conferência 1 - 15/8; 29/8, 12/9 e 26/9, quartas-feiras, das 20h às 21h.
Web Conferência 2 - 18/8; 01/09; 15/09; 29/09, sábados, das 9h às 10h.

Programa
Conhecendo a plataforma Moodle;
O ensino de LP para surdos em diferentes contextos: ensino fundamental, ensino médio e ensino superior;
Ensino de Língua Portuguesa na educação inclusiva;
O uso de tecnologias da informação no ensino de LP/S;
Sequências didáticas de gêneros textuais no ensino de LP/S;
Aspectos gramaticais geradores de dificuldade;
Avaliação na disciplina LP para Surdos;

INFORMAÇÕES GERAIS
Local: Plataforma Moodle

Pré-requisitos
- Curso1: Conhecimento básico de informática, e-mail próprio, acesso à internet e disponibilidade de 4 horas semanais, sendo 3 horas de atividades assíncronas e 1 hora para atividades síncronas, via web conferência, nos horários e dias pré-determinados.
- Curso 2: Ter cursado "Introdução ao Ensino de Língua Portuguesa para Surdos" ou ter conhecimentos prévios sobre esta disciplina; Ter disponibilidade de 4 horas semanais de estudo para leituras e realização de atividades do curso; Ter disponibilidade de participação em um dos grupos de encontros on-line do curso, através dos chats, nas datas e horários determinados; Conhecimento básico de informática, e-mail próprio, acesso à internet.

Certificado: Será fornecido a todos os que tiverem, no mínimo, 75% de frequência, nas atividades programadas.

Coordenação dos Cursos: Ana Maria de Mattos Guimarães

Ministrante: Vanessa de Oliveira Dagostim Pires - Mestre em Linguística Aplicada pela UNISINOS, Doutoranda em Linguística Aplicada (UNISINOS). Graduada em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005), atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de língua portuguesa para surdos, linguística aplicada, co-construção da aprendizagem de língua, andamento coletivo, gêneros de texto e surdez. Atualmente é professora de Língua Portuguesa no ensino fundamental de escola municipal do Rio Grande do Sul.

Promoção
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Unidade Acadêmica de Educação Continuada
Gerência de Cursos de Extensão

Maiores informações no site da Unisinos, no link “Formação Profissional”.

1 comentários:

Vanessa disse...

Obrigada pela divulgação. Se estás divulgando é pq aprovaste o curso, não é mesmo? Abração!