XIII Simpósio Ibero-americano de Terminologia

Em consonância com o objetivo específico da Rede Ibero-americana de Terminologia (RITerm) e dos simpósios anteriores, o XIII Simpósio Ibero-americano de Terminologia  será realizado na Universidade de Alicante (Alicante, Espanha), nos dias 24, 25, 26 e 27 de outubro de 2012, e irá abranger oito painéis temáticos, os quais abordarão diversas questões relativas aos aspectos teóricos e aplicados de Terminologia, Tradução e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). O interesse particular são aqueles que abordam múltiplas aplicações e implicações dessas disciplinas no contexto da web 2.0 ou rede social. Escolhemos, portanto, como tema para este Simpósio "Tradução, Terminologia e TIC: interação social e de trabalho colaborativo para a construção e difusão do conhecimento".

[...]

Nesta XIII edição, o tema que marca o Simpósio obedece às grandes mudanças que participa a sociedade atual, as quais irão moldar uma nova forma de interagir uns com os outros, de criar conhecimento, de exercer nossas profissões. De fato, as novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) estão tendo um grande impacto sobre como construir e disseminar o conhecimento na sociedade em geral e, mais especificamente, nos métodos de trabalho, pesquisa e interação social, tanto na terminologia como na tradução. Portanto, além dos objetivos que estabelecemos para este evento internacional, os esforços se concentram em reunir durante sua realização a comunidade acadêmica e profissional das áreas de conhecimento envolvidas, a fim de construir e difundir o conhecimento sobre novos conceitos teóricos e aplicados que se formam pelo impacto das TIC e da web 2.0 (ou rede social) nas disciplinas de terminologia e tradução.

Desse modo, a Comissão Organizadora do XIII Simpósio Ibero-americana Terminologia tem o prazer de convidá-los a apresentar propostas de comunicação e pôsteres nas áreas representadas pelos oito painéis temáticos
  1. Terminologia, tradução e novas tecnologias (bases de dados, memórias de tradução, extratores de terminologia etc.).
  2. Terminologia, tradução e web 2.0 (plataformas, redes sociais, o trabalho cooperativo).
  3. Tradução e terminologia especializada.
  4. Elaboração de recursos terminográficos.
  5. Formação em terminologia.
  6. Terminologia, tradução e Linguística de Corpus (métodos e ferramentas para análise do      discurso, aplicações corpus para terminologia/tradução etc.).
  7. Terminologia e combinatória léxica especializada.
  8. Terminologia e neonímia.
 APRESENTAÇÃO DAS COMUNICAÇÕES
  • As propostas de comunicação ou pôster devem ser enviadas até 10 de setembro de 2012 em forma de resumo escrito em português, espanhol ou catalão, com uma extensão aproximada de 500 a 600 palavras (incluindo tabelas, notas de rodapé e referências), indicando a temática para a qual deseja que seu trabalho seja avaliado.
  • Os resumos deverão ser enviados via formulário EasyChair, por meio de cadastro no endereço https://www.easychair.org/account/signin.cgi?conf=riterm2012. Não se esqueça de preencher todos os campos do formulário.
  • O(s) autor(es) que deseje(m) publicar o texto completo de suas comunicações nos anais deverão enviá-lo até o dia 9 de janeiro de 2013. Para a elaboração do texto, recomenda-se que os autores sigam as normas contidas na aba “Hoja de estilo”, disponíveis em http://web.ua.es/es/riterm-2012/hoja-de-estilo/hoja-de-estilo.html.
  • Todos os resumos apresentados dentro do prazo serão avaliados pela Comissão Científica do Simpósio. A notificação da aceitação ou rejeição será enviada até 24 de setembro de 2012.
  • Os trabalhos aceitos para apresentação oral terão 20 minutos para apresentação, seguido de 10 minutos para discussão.
  • Os trabalhos aceitos para apresentação como pôsteres terão um espaço para exibição pública e contarão com duas sessões de discussão para que os autores possam discuti-lo com os participantes.
Línguas oficiais do Simpósio: espanhol, português e catalão.

Maiores informações no site do evento.

Agradeço ao @marcio_santiago  pela informação.

0 comentários: