LANÇAMENTO DE LIVROS - Editora Contexto

ANÁLISE E PRODUÇÃO DE TEXTOS
Autoras: Leonor Werneck Santos, Rosa Cuba Riche, Claudia Souza Teixeira
Descrição: Ensinar os estudantes a dominar as três práticas de linguagem - leitura, produção textual e análise linguística - é uma das missões mais importantes do professor de ensino fundamental. Este livro surge como um precioso aliado nessa tarefa. Assim, alguns gêneros próximos aos alunos foram escolhidos para que sejam explorados objetivos, características linguísticas e formais, intencionalidades e funções sociais. Os capítulos trazem atividades que partem do conhecimento de mundo dos alunos, passam pela análise detalhada dos diferentes aspectos dos textos até chegar à escrita. Dessa forma, os estudantes colocam em prática os conhecimentos adquiridos.


Conheça o sumário.


OS SENTIDOS DO TEXTO

Autora: Mônica Magalhães Cavalcante
Descrição: Somos envolvidos por um número imenso de textos. Reportagens em revistas, notícias na internet, conversa por escrito nos mais diversos meios de comunicação. Mesmo assim não é tarefa fácil fazer com que os alunos aprendam a ler e escrever bons textos. Este livro é um recurso importante para o professor de redação e interpretação de textos, especialmente no ensino médio. Propõe métodos didáticos para as complexas questões que envolvem a compreensão e a produção escritas, como coerência e intertextualidade. Além de definir e discutir os temas abordados, a obra oferece diversos exemplos de análise de texto a partir de propagandas, situações cotidianas, charges, piadas, enfim, da linguagem familiar ao estudante. A partir desse tipo de material escrito, o livro também oferece atividades para serem feitas em aula.

Conheça o sumário.


SINTAXE PARA EDUCAÇÃO BÁSICA - com sugestões didáticas, exercícios e respostas
Autor: Celso Ferrarezi Junior
Descrição: A ordenação, a organização das palavras e a construção das frases são objeto de estudo da Sintaxe. Mas como despertar nos alunos a vontade de aprender essa disciplina que ainda gera grande dificuldade e, muitas vezes, vem associada apenas a decorar? O professor Celso Ferrarezi Junior utiliza a linguagem descontraída de sala de aula para mostrar que é possível ensinar Sintaxe de forma eficaz e duradoura. Com uma configuração bastante didática, este livro é excelente para professores do ensino básico, mas também pode ser utilizado por qualquer pessoa que queira aprimorar escrita e fala. Além de balões de dicas ao longo do texto, a obra traz exercícios e respostas.

Conheça o sumário.


LINGUAGEM ESCRITA E ALFABETIZAÇÃO
Autor: Carlos Alberto Faraco
Descrição: Apresentar o sistema gráfico do português para uma criança nem sempre é tarefa fácil. Há crianças que chegam à escola com alguma experiência com o mundo das letras e há aquelas que não tiveram nenhuma relação com qualquer tipo de meio escrito antes de serem imersas no processo de alfabetização. De qualquer modo, todas precisam aprender a ler e a escrever. Esta obra surge como uma importante ferramenta de apoio aos alfabetizadores que precisam lidar no dia a dia com essa dificuldade. O autor descreve, em linguagem não técnica, as características do sistema gráfico do português - faz uma apresentação panorâmica desse sistema para que o alfabetizador possa organizar com autonomia suas atividades didático-pedagógicas de sistematização desse saber, interpretar as dificuldades ortográficas de seus alunos e conduzir adequadamente sua superação. Livro recomendado para profissionais da área de alfabetização e para estudantes de Licenciatura.

Conheça o sumário.


COMUNICAÇÃO E ANÁLISE DO DISCURSO
Organização: Roseli Figaro
Descrição: A comunicação é característica constitutiva do ser humano. Presente em toda a relação social, é pressuposto para a convivência em sociedade. Ao compreendermos os aspectos definidores de texto, enunciado e discurso, também ampliamos nossa compreensão do processo comunicativo, porque trazemos para a análise elementos mais complexos, tais como: sujeito (enunciador), situação/contexto de fala e a relação desse contexto com outros no entorno, o tema e seu destaque em determinada conjuntura, a relação de forças entre os discursos que circulam na sociedade, no tempo e no espaço da história e da memória. De forma direta, simples e com exemplos, esta obra expõe as bases e os fundamentos da Análise do Discurso, oferecendo referenciais úteis à produção e à recepção de enunciados verbais e visuais. Os temas e os autores reunidos neste livro esclarecem questões pertinentes e urgentes para a formação de profissionais de nível superior em Comunicação e nas humanidades.

Maiores informações no site da Editora.

0 comentários: