LANÇAMENTOS DE LIVROS - Parábola Editora
LEITURA E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA
Organização: Stella
Maris Bortoni-Ricardo
Descrição: O que fazer para
levar os estudantes a entenderem os textos que leem e escrevem na escola e fora
dela? Estudantes provenientes de grupos minoritários ou em desvantagem
econômico--social enfrentam grandes dificuldades para acompanhar os currículos
escolares, em todas as disciplinas. Essas dificuldades têm sido discutidas como
resultantes das diferenças linguísticas entre as variedades que compõem o
repertório desses alunos e a variedade empregada na transmissão sistemática de
conhecimentos na escola. No livro que estamos publicando, nosso foco não é a
heterogeneidade linguística apenas, mas principalmente a heterogeneidade na
cultura e na visão de mundo dos alunos que a escola recruta nos grupos sociais
com pouca experiência de letramento, a maioria da população. Nosso livro vai
contribuir para a ensinagem (ensino e aprendizagem) da leitura e se insere numa
lacuna pedagógica: o desenvolvimento de um acervo de estratégias mediacionais
que implementem o conhecimento enciclopédico, necessário à compreensão durante
a leitura de textos didáticos ou paradidáticos, com alunos estudantes de redes
sociais de cultura predominantemente oral. Os resultados das pesquisas aqui
relatados poderão contribuir para que os professores possam enriquecer o ensino
com a construção de uma pedagogia da leitura, muitas vezes inexistente em
nossas salas de aula.
LETRAMENTOS NO ENSINO MÉDIO
Autoras: Ana Paula Corti, Ana Lúcia Silva
Souza, Márcia Mendonça
Descrição: Os professores que
atuam no ensino médio enfrentam o desafio de levar os estudantes a lerem,
cotejarem, estudarem para aprender, avaliarem criticamente, sintetizarem,
divulgarem; sempre envolvendo análises, retomadas e conexões. Como ler e
escrever para aprender é o princípio que une todas as disciplinas na escola,
pode-se dizer que ler e escrever é responsabilidade de todos os professores e
de todas as áreas. Um desafio que a escola precisa enfrentar nas miúdas ações
cotidianas. Desde as práticas de escrita apreciadas pelos jovens, como cantar
lendo letras de canção, e também as mais corriqueiras na escola, como fazer
anotações de aula e responder perguntas sobre um texto, até as mais complexas,
como produzir uma autobiografia e realizar um seminário, todas podem se
converter em oportunidades de aprendizagem. Em todos esses casos, é preciso
perceber e criar possibilidades para a participação ativa dos jovens, lendo,
ouvindo, falando e escrevendo em situações significativas do cotidiano escolar.
Autores: Eduardo de Moura
Almeida, Roxane Helena Rodrigues Rojo
Descrição: Hoje, qualquer um
edita um áudio ou um vídeo em casa, produz animações de boa qualidade, constrói
objetos e ambientes tridimensionais, combinados com textos e imagens paradas,
adiciona música e voz e produz trabalhos muito além do que qualquer editora ou
estúdio de cinema poderia fazer até alguns anos atrás... E como fi cam nisso
tudo os letramentos? Tornam-se multiletramentos: são necessárias novas
ferramentas de áudio, vídeo, tratamento de imagem, edição e diagramação. São
requeridas novas práticas de produção, de análise... Embora seja mais cômodo, é
inadmissível ignorar as novas linguagens proliferadas no mundo contemporâneo e
as necessidades de um letramento crítico que o mundo pede aos alunos. Se, até
meados do século XX, as práticas de letramento fundamentadas no uso da
tecnologia da escrita atendiam às demandas postas à educação escolar, a partir
do surgimento das tecnologias digitais, não mais. Novos desafi os são postos à
escola. Diante de mudanças tão repentinas e intensas, professores de língua
materna não familiarizados com tais modifi cações, afeitos à boa e “velha”
mídia impressa e à tecnologia da escrita, indagam: que enfoque adotar na
formação para a linguagem? Devemos ver nossos alunos como sujeitos
protagonistas na construção de conhecimentos signifi cativos e reconhecer o
lugar dos jovens como produtores e consumidores de bens culturais em novas
mídias, entendendo que as culturas juvenis constroem, a partir de práticas
letradas específi cas, redes sociais. São as redes que permitirão a esses
jovens tornarem-se agentes culturais ativos nas diversas culturas locais e
globais.
NUMERAMENTO:
AQUISIÇÃO DAS COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS
Autor: Michel Fayol
Tradução: Marcos Bagno
Descrição: Esta é uma obra
oportuna, dedicada a um assunto delicado: a aquisição do número. Nela, Fayol
expõe as dificuldades encontradas pelas crianças na aquisição do número,
dificuldades inerentes a todo o aprendizado e que, quando persistem, podem se
transformar em verdadeiros entraves à aprendizagem. Cerca de uma entre cinco
crianças manifesta pela matemática um sentimento que vai de uma leve ansiedade
à fobia. Eliminar esses temores passa por uma melhor compreensão do modo como
cada um aprende a manejar os números e adquire os raciocínios matemáticos. Os
saberes e as habilidades em matemática, tanto na criança quanto no adulto, vêm
sendo objeto de atenção especial por parte da psicologia cognitiva e da
neuropsicologia. Pesquisas nos levam a descobrir os mecanismos que pomos em
operação quando encaramos situações matemáticas. Apoiando-se nos resultados
mais recentes e no relato de experiências conduzidas com crianças, esta obra
nos convida a repensar a pedagogia do numeramento no ensino fundamental.
Maiores
informações no site da Editora.
1 comentários:
O ensino médio ,contemporâneo, deveras enfrenta dificuldades em letramento e o legal é que esses livros apresentaram propostas não só nessa área mas nas diciplinas em geral .
Gostei da iniciativa , como aluna do ensino médio .
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