I Seminário Nacional GPELD: Linguagens, Discursos e Identidades

O Grupo de Pesquisa em Linguagem e Discurso (GPELD) do Departamento de Letras da Universidade Federal do Maranhão constitui-se em um espaço de estudos, elaboração de projetos de pesquisa e extensão universitária, com o intuito de promover o fortalecimento do processo de ensino-aprendizagem dos discentes e docentes.

Estão, também, entre os objetivos do GPELD a criação e o desenvolvimento de canais de comunicação que liguem a comunidade acadêmica à sociedade em geral, pois reconhece que atualmente, mais do que em outros momentos, divulgar e socializar o conhecimento são exigências não apenas de órgãos governamentais, mas, sobretudo, uma exigência de cidadania e ética. Ao considerar que a conexão de informações torna-se a mola mestra da sociedade contemporânea, o GPELD busca apresentar à comunidade, neste Seminário, os trabalhos desenvolvidos por seus pesquisadores.

As pesquisas desenvolvidas no Grupo serão divulgadas no evento Linguagens, Discursos e Identidades por meio de conferências, minicursos e debates, no intuito de propiciar uma interação e socialização entre graduandos e (pós)-graduados da área e de áreas afins. A temática do evento situa-se em torno da relação entre os diferentes tipos de linguagens, semiologias, e o papel dos discursos na construção das identidades - tema alvo de inúmeros debates em todas as Ciências, o que demonstra a preocupação do Grupo em problematizar as questões atuais, com a comunidade. Dessa maneira, o GPELD propõe-se a organizar um evento que contará com a presença de profissionais de distintas áreas do conhecimento sobre a temática proposta.

Conheça a programação.

Prazo para submissão de trabalhos: até 18 de setembro de 2012.

Maiores informações no site do evento.

0 comentários: